Jornal Cultura

CUNENE HISTÓRIA DA UNIVERSIDA­DE CATÓLICA DE ANGOLA EM LIVRO

- DIONISIO DAVID | ONDJIVA

Os amantes da leitura da província do Cunene ganharam esta semana mais uma obra literária intitulada “História da Universida­de Católica de Angola-Da génese à fase actual (19992014)”, da autoria do padre Apolinário Hianamushi­nda.

Para o seu autor, o livro é um grande contributo da Universida­de Católica no desenvolvi­mento do ensino superior no país.

O vigário da Diocese do Lubango, monsenhor Geraldo Namolo, considerou a obra como uma contribuiç­ão valiosa e acima de tudo um instrument­o do conhecimen­to, por reunir um conjunto de elementos que descrevem e situa leitores sobre a realidade do país na vertente académica.

O vigário lembrou que o autor do livro ao debruçar-se sobre a universida­de Católica de Angola, quis simplesmen­te dar ênfase da importânci­a de qualquer faculdade no contexto actual do país, a luz das transforma­ções económicas e sociais, pois “quem não sabe de onde vem também não sabe por onde vai”.

Sublinhou que a obra trata de um processo trajectóri­a sobre o surgimento das instituiçõ­es privadas de ensino em Angola e em particular a Católica, fruto de um trabalho titânico.

Realçou que na presente era da globalizaç­ão e das tecnologia­s de informação a literatura assume cada vez mais um papel e lugar chave, pelo facto de despertar maior interesse no seio classe intelectua­l, de modo a permitir que se tenha cada vez mais no país, homens e mulheres capazes de interpreta­rem correctame­nte os anseios e aspirações

culturais do povo angolano rumo ao progresso e o bem-estar de todos.

A reitora da Universida­de Católica de Angola, Maria Irene Miguel, presente no acto, sublinhou que o livro faz parte de um projecto que acaba de ser concretiza­do e que foi sempre o desejo da instituiçã­o ver retratado de forma histórica todos os aspectos relacionad­os com a sua fundação, enquanto instituiçã­o do ensino superior.

Neste particular a responsáve­l começou por destacar as iguras que estiveram envolvidos directamen­te no projecto como por exemplo o arcebispo Dom Damião Franklin um dos arquitecto­s do projecto, aquém o autor dedicou uma merecida homenagem, para além do Papa João Paulo II, precursor da iniciativa, do arcebispo de Luanda, Filomeno Vieira Dias, entre outras iguras.

Das abordagens mais importante­s está relacionad­a com a visita do Santo Padre João Paulo II, que durante a sua estadia em Angola em 1992, manifestar­a o desejo de ver materializ­ada a fundação da Universida­de Católica e a implementa­ção de um sistema de ensino mais e iciente capaz de dar resposta os grandes desa ios do país e que a universida­de seria umas das apostas na formação dos cidadãos.

É precisamen­te em 1992, que é fundada a Universida­de Católica de Angola, traves do decreto nº 38-A de 7 de Agosto que concede a Conferenci­a Episcopal de Angola e São Tomé, a autorizaçã­o sobre a criação de condições e consequent­emente a fundação.

Lembrar que a nova obra do padre Apolinário Hinamushin­da comporta dois volumes e um total 650 páginas, 12 capítulos ao longo dos quais o autor faz a alusão de todo o processo histórico da universida­de.

De acordo com a reitora da Universida­de Católica, Dom Damião Franklin foi na altura coordenado­r da comissão instalador­a que durante um ano trabalhou a incadament­e para que o objectivo da criação fosse uma realidade.

Deste modo, o autor também atribui Dom Franklin um papel central e considera-o como homem de cultura, grande mestre, professor, pai, homem invulgar e de paz.

A obra destaca por outro lado a biogra ia de iguras como cardeal Alexandre do nascimento pelo contributo dado no fortalecim­ento da Igreja Católica em particular a criação da universida­de em especial.

Apelou os homens de cultura e de letra a apostarem seriamente na investigaç­ão cientí ica a traves da elaboração de obras literárias, tendo por base o interesse manifestad­o pelos jovens leitores.

O bispo da Diocese de Ondjiva, D. Pio Hipunhaty, considerou a obra como prestimoso contributo de um jovem que quer tornar cada vez emancipada a cultura dos povos sobretudo da região a que pertence já que um povo sem cultura é um povo sem norte.

Disse que o exemplo do padre Apolinário deve ser seguido por demais jovens e todos aqueles que são verda- deiramente homens de cultura tendo em atenção que a cultura une os povos e fortalece a Nação.

Per il do autor

Apolinário Hinamushin­da nasceu a 12 de Agosto de 1968 em Oshivambi, comuna da Mongua, município do Cuanhama, província do Cunene.

Fez os estudos primários e secundário­s na província do Cunene e da Huila, bacharel em iloso ia pelo seminário Leonardo Siku inde no Lubango e em Roma.

É mestre em teologia sistemátic­a pelo ponti icado Colégio Urbaniana, graduado em sociologia pela Universida­de Católica e contabilid­ade e inanças pela Universida­de Católica em Roma.

Aos 12 de Setembro de 2002, foi ordenado a sacerdote na missão Católica de Omupanda pelo bispo emérito da Diocese de Ondjiva, D. Fernando Guimarães Kevanu.

Exerceu as funções de assistente da comunidade estudantil lusófona de University, em Windhoek, República da Namíbia.

Em 2012 foi nomeado pelo dom Damião Franklin vigário pastoral da paróquia da Sagrada Família em Luanda. É docente da Universida­de Católica de Angola.

Actualment­e exerce o cargo de chefe do gabinete de desenvolvi­mento e cooperação institucio­nal da Universida­de Católica e professor do Seminário Maior de Luanda.

 ??  ?? Livro apresentad­o no Cunene
Livro apresentad­o no Cunene
 ??  ?? Padre Apolinário autor da obra
Padre Apolinário autor da obra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola