UEA: PRE­LÚ­DIO DE MAIS UM SAL­TO DE MO­DER­NI­DA­DE

TO­MA­DA DE POS­SE DOS NO­VOS COR­POS GE­REN­TES DA UEA

Jornal Cultura - - Primeira Página -

“A pos­se que aca­ba de nos ser con­fe­ri­da além de cons­ti­tuir uma ne­ces­si­da­de for­mal, tem pa­ra nós o dom de apa­gar as li­nhas di­vi­só­ri­as en­tre as Lis­tas A e B, ins­tru­men­tos de que nos ser­vi­mos no âm­bi­to da de­mo­cra­cia, pa­ra a ca­da três anos fa­zer­mos as nos­sas es­co­lhas dos pro­gra­mas e das pes­so­as que nos são cir­cuns­tan­ci­al­men­te con­ve­ni­en­tes pa­ra di­ri­gi­rem os des­ti­nos da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos.” Com es­tas pa­la­vras con­ci­li­a­do­ras, o no­vo pre­si­den­te da As­sem­bleia da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos (UEA), Ro­de­rick Neho­ne, ini­ci­a­va o seu dis­cur­so à fren­te dos des­ti­nos da Ca­sa das Le­tras de An­go­la, após a vi­tó­ria da Lis­ta A, con­se­gui­da no plei­to elei­to­ral do dia 16 de Abril.

A can­di­da­ta a pre­si­den­te da Me­sa da As­sem­bleia Ge­ral pe­la lis­ta B, a es­cri­to­ra Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to, fez-se pre­sen­te na pri­mei­ra ila, a de­mons­trar a sua in­te­gri­da­de e a sua no­bre­za de ca­rác­ter, pois que “em dis­pu­tas elei­to­rais, quem ga­nha, não ga­nha tu­do, e quem per­de, não per­de tu­do”, má­xi­ma pro­fe­ri­da pe­lo pre­si­den­te da Co­mis­são Elei­to­ral, Vic­tor Ka­ji­ban­ga.

O ri­tu­al de to­ma­da de pos­se dos no­vos cor­pos ge­ren­tes da UEA te­ve lu­gar no pas­sa­do dia 21, na sua sede, e con­tou com a pre­sen­ça de es­cri­to­res e con­vi­da­dos, den­tre os quais se des­ta­ca­ram o mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Carolina Cerqueira, e re­pre­sen­tan­tes dos mi­nis­tros da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio e do En­si­no Su­pe­ri­or. O es­cri­tor Ma­teus Vo­ló­dia ,vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são Elei­to­ral, leu a Ac­ta, ten­do di­to que com­pa­re­ce­ram ao plei­to 59 mem­bros, dos quais 22 es­ta­vam na pos­se de pro­cu­ra­ções, o que per­fez um to­tal de 81 vo­tos. O es­cru­tí­nio apu­rou os se­guin­tes re­sul­ta­dos:

Lis­ta A – Ro­de­rick Neho­ne (pre­si­den­te da As­sem­bleia) e Car­mo Ne­to (se­cre­tá­rio-ge­ral): 49 vo­tos

Lis­ta B – Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to (pre­si­den­te da As­sem­bleia) e Cris­tó­vão Ne­to (se­cre­tá­rio-ge­ral): 32 vo­tos.

Adriano Bo­te­lho de Vas­con­ce­los, Pre­si­den­te ces­san­te, con­fe­riu pos­se aos ór­gãos so­ci­ais da UEA, com o de­se­jo ex­pres­so de que a re­cém-elei­ta co­mis­são di­rec­ti­va se­ja ca­paz de unir ain­da mais os as­so­ci­a­dos e que os seus va­lo­res cor­po­ra­ti­vos te­nham co­mo es­sên­cia o es­cri­tor, o seu es­pó­lio es­pi­ri­tu­al e de pro­du­ção de ima­gi­ná­ri­os. Vas­con­ce­los au­gu­rou a no­va era ini­ci­a­da no dia 21 de Abril, co­mo o “pre­lú­dio de mais um sal­to de mo­der­ni­da­de”.

Uma sín­te­se do pro­gra­ma da no­va di­rec­ção elei­ta que se ex­trai do dis­cur­so de Ro­de­rick Neho­ne com­pre­en­de:

1. A ade­qua­ção prag­má­ti­ca da UEA aos de­sa ios que o país en­fren­ta nos do­mí­ni­os da cri­a­ção li­te­rá­ria, da edi­ção do li­vro, da apren­di­za­gem da es­cri­ta cri­a­ti­va, da pro­mo­ção da li­te­ra­tu­ra e dos es­cri­to­res an­go­la­nos den­tro e fo­ra de An­go­la, do aper­fei­ço­a­men­to da lei­tu­ra e da for­mu­la­ção co­e­ren­te do pen­sa­men­to;

2. Es­ti­mu­lar a ju­ven­tu­de a ler tan­to quan­to gos­ta de dan­çar;

3. Cri­ar ins­tru­men­tos que me­lhor or­ga­ni­zem e mo­der­ni­zem a ins­ti­tui­ção, am­pli­em o aces­so dos ci­da­dãos à Li­te­ra­tu­ra An­go­la­na e Uni­ver­sal;

4. A ac­tu­a­li­za­ção dos Es­ta­tu­tos da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos e a re­gu­la­men­ta­ção dos di­ver­sos as­pec­tos da or­ga­ni­za­ção e fun­ci­o­na­men­to da ins­ti­tui­ção;

5. Con­ti­nu­ar a pres­tar uma aten­ção es­pe­ci­al ao apoio so­ci­al que a União tem da­do no do­mí­nio da saú­de aos con­fra­des que o têm so­li­ci­ta­do.

No­vos mem­bros da Co­mis­são Di­rec­ti­va com o pre­si­den­te da As­sem­bleia ge­ral

Es­cri­to­res e con­vi­da­dos, ven­do-se em primeiro pla­no Eu­gé­nia Ne­to e a mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Carolina Cerqueira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.