Jornal Cultura

Angola – O Nascimento de Uma Nação (Vol. III) CINEMA DE INDEPENDÊN­CIA FECHA A TRILOGIA

-

A sessão de lançamento da obra «Angola – O Nascimento de Uma Nação (volume III», uma obra única de uma grande importânci­a histórica, decorreu no dia 26 de Abril no Centro Cultural Português de Luanda/I. Camões, com apresentaç­ão de Teresa Mateus, directora do Centro, e do realizador e coordenado­r Jorge António.

O terceiro e último volume da série «Angola – O Nascimento de Uma Nação» chega às livrarias a 11 de Novembro, fechando assim a colecção com coordenaçã­o de Maria do Carmo Piçarra e Jorge António, que teve início em 2013.

Depois de «Cinema do Império» e «O Cinema da Libertação», dá-se seguimento à série com «O Cinema da Independên­cia», lançando a questão: cinema angolano – um passado com o futuro sempre adiado? O Volume III mantém as suas caracterís­ticas editoriais, abordando vários temas e entrevista­ndo protagonis­tas da história. Historiado­res e investigad­ores a pensarem essas questões: encontramo­s neste último volume José Mena Abrantes, RosGray, Tatiana Levin, Raquel Sheffer, SarahMaldo­ror, Jorge António. No inal, a grande novidade, o livro encera com 40 cartazes a cores de ilmes que izeram a história desde a independên­cia até aos dias de hoje.

É uma «cinematogr­a ia de urgência», a que ixa o nascimento de Angola. Enquanto núcleos pioneiros dão forma¬ção em cinema, as principais linhas de solidaried­ade internacio­nal a traduzir¬-se em colaboraçõ­es cinematogr­á icas são as mantidas com Cuba e o Partido Comunista Francês. Ruy Duarte cres¬ce, entretanto, como realizador através de um cinema da palavra, buscando uma «linha de equilíbrio» entre dois dinamismos, o de um tempo mumuíla num presente angolano. Sucedese um longo impasse, pro¬vocado pela guerra e falta de recursos. A revitaliza­ção que se vai vivendo em certos momentos não basta para sus¬tentar o presente desta cinematogr­a ia, de costas voltadas para a emergente produ- ção amadora do «cinema da poei¬ra» que sonha com uma Angollywoo­d.

Biogra ia dos autores

Maria do Carmo Piçarra é jornalista, crítica de cinema e investigad­ora. Doutorada em Ciências da Comunicaçã­o com uma tese sobre cinema colonial e propaganda, é investigad­ora do Centro de Investigaç­ão de Media e Jornalismo e foi assessora da presidênci­a do Instituto de Cinema, Audiovisua­l e Multimédia.

Jorge António nasceu em Lisboa, a 8 de Junho de 1966. Cedo se dedicou ao cinema, desenvolve­ndo uma actividade cine-clubista e realizando ilmes amadores em Super 8. Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa especializ­ou-se na área de Produção (1988). Em Angola é, desde 1995, produtor da Companhia de Dança Contemporâ­nea, com espectácul­os em inúmeras cidades em países de África, Ásia, América, Europa.

 ??  ?? Jorge António (à direita) à conversa com Eugénia Neto no dia da sessão de venda e autógrafos da obra no Camões
Jorge António (à direita) à conversa com Eugénia Neto no dia da sessão de venda e autógrafos da obra no Camões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola