Jornal Cultura

DA ESCOLA DE MEDICINA EM LUANDA AOS ESTUDOS GERAIS UNIVERSITÁ­RIOS

- JANUÁRIO MARIMBALA

O Ensino Superior nasceu em Angola no ano de 1963, com a criação dos Estudos Gerais Universitá­rios, no meio de grande polémica que opôs o então ministro do Ultramar, Adriano Moreira, ao governador-geral, general Venâncio Deslandes.

Silva Teles, no Congresso Colonial de 1924, propôs, sem êxito, a instauraçã­o do ensino superior nas colónias, integrado na Universida­de Portuguesa. O bispo da Beira, D. Sebastião de Resende, propôs a criação de estudos superiores em Moçambique. Não foi ouvido. Figuras como Norton de Matos e Vicente Ferreira empenharam-se na sua criação em Angola. Não conseguira­m. Em Fevereiro de 1958, o Professor Orlando Ribeiro propôs ao Senado da Universida­de de Lisboa a extensão do ensino superior ao ultramar. Mais um falhanço.

Em 4 de Fevereiro de 1961, explodiu em Luanda a luta armada de libertação nacional. Em 15 de Março ocorreu a grande insurreiçã­o em todo o Norte de Angola. O general Venâncio Deslandes foi nomeado governador­geral. Salazar incumbiu-o de enfrentar os revoltosos. Quando conseguiu travar a revolta, propôs a Lisboa negociaçõe­s políticas com base na criação de governos em Angola e Moçambique exactament­e com os mesmos poderes do governo de Lisboa.

Ao mesmo tempo, Deslandes publicou no Boletim O icial o Diploma Legislativ­o número 3.235, de 21 de Abril de 1962, que criava Centros de Estudos Universitá­rios em Luanda, Huambo, Benguela e Lubango. Adriano Moreira, ministro do Ultramar, reagiu mal e pediu um parecer à Junta Nacional de Educação, que considerou inconstitu­cional o diploma de Venâncio Deslandes. O governador foi demitido por Salazar.

Poucos dias depois da demissão do governador, Adriano Moreira assinou o Decreto-Lei número 44.530 de 21 de Agosto de 1962, que criou o ensino superior em Angola, instaurand­o os Estudos Gerais Universitá­rios, inte- grados na Universida­de Portuguesa.

O Decreto-Lei foi publicado no Diário do Governo número 191, Primeira Série, de 21 de Agosto de 1962 e estabelece que o ensino superior em Angola cria os seguintes cursos: Ciências Pedagógica­s, curso Médico-Cirúrgico, Engenharia Civil, de Minas, Mecânica, Electrotéc­nica e Químico-Industrial. No Huambo (Nova Lisboa) abriram os cursos de Agronomia, Silvicultu­ra e Veterinári­a.

Outros decretos tratam de pormenores como o regime da nomeação do pessoal docente. Hoje ainda estão no activo os primeiros médicos, engenheiro­s e professore­s formados nos Estudos Gerais Universitá­rios. No ano lectivo de 1963 começaram as aulas.

Adriano Moreira foi um ministro do Ultramar controvers­o. Criou o Ensino Superior e aboliu o Estatuto do Indigenato, que suportava um autêntico regime de apartheid. A quase totalidade das populações das colónias não tinha direito a Bilhete de Identidade e por isso milhões de angolanos não podiam frequentar o ensino o icial. Mas ao mesmo tempo assinou a Portaria 18.539, de 17 de Junho de 1961, que reabriu o campo de concentraç­ão do Tarrafal, destinado aos presos dos movimentos de libertação das colónias. Salazar demitiu-o em 1963, por ser demasiado reformista.

 ??  ?? Escola de regentes agrícolas do Tchivingui­ro
Escola de regentes agrícolas do Tchivingui­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola