AN­GO­LA GOSPEL VOICE’S

Jornal Cultura - - ARTES -

No dia 07 de Maio do ano em cur­so, o Nos­so Cen­tro, lo­ca­li­za­do no Bair­ro Ga­mek, aco­lheu a ce­ri­mó­nia da apre­sen­ta­ção pú­bli­ca do CD da au­to­ria do gru­po mu­si­cal An­go­la Gospel Voice’s.

traz na ín­te­gra a entrevista con­ce­di­da por Nuno Neto, um dos in­te­gran­tes do re­fe­ri­do gru­po mu­si­cal, que fa­lou so­bre o re­fe­ri­do dis­co.

JOR­NAL CUL­TU­RA

- Quan­do e co­mo sur­giu o pro­jec­to An­go­la Gospel Voice’s?

NUNO NETO

- O pro­jec­to An­go­la Gospel Voice’s é um dos vá­ri­os pro­jec­tos da Pro­du­to­ra Mais Gospel, que tem co­mo prin­ci­pal ob­jec­ti­vos a va­lo­ri­za­ção e pro­mo­ção da mú­si­ca gospel em An­go­la, a des­co­ber­ta de no­vos ta­len­tos dan­do apoio pa­ra a gra­va­ção de tra­ba­lhos dis­co­grá icos, ca­so a pes­soa o pre­ten­da.

- On­de foi gra­va­do es­te dis­co e qu­an­tos mú­si­cos par­ti­ci­pa­ram nes­te pro­jec­to?

- Es­te pro­jec­to foi gra­va­do em An­go­la, Suí­ça e Por­tu­gal, e ti­ve­mos a par­ti­ci­pa­ção de mais de 15 can­to­res, den­tre eles al­guns gru­pos e to­da equi­pa de mú­si­cos.

- Qu­an­tas mú­si­cas tem o dis­co e qual de­las dá tí­tu­lo ao CD?

O CD com­por­ta no­ve fai­xas mu­si­cais e ne­nhu­ma dá tí­tu­lo ao ál­bum, por­que não que­ría­mos pri­vi­le­gi­ar al­guém em par­ti­cu­lar, mas, sim, o gru­po for­ma­do por can­to­res an­go­la­nos.

- Que no­vo con­cei­to de mú­si­ca gospel vo­cês tra­zem com o An­go­la Gospel Voice’s?

NN - O no­vo con­cei­to é dar à mú­si­ca gospel a qua­li­da­de que ela me­re­ce; que ela te­nha qua­li­da­de igual ou superior do que aque­la que pos­sui a mú­si­ca se­cu­lar.

- Que es­ti­los mu­si­cais po­dem ser en­con­tra­dos nes­se CD?

NN - Nes­te CD trou­xe­mos lou­vor e ado­ra­ção nos vá­ri­os for­ma­tos [que vão] do pop-rock, ki­zom­ba à mú­si­ca con­gre­ga­ci­o­nal.

- Que ob­jec­ti­vos mo­ti­vou-vos a gra­va­rem es­te dis­co?

NN - O ob­jec­ti­vo prin­ci­pal é usar a mú­si­ca co­mo uma pla­ta­for­ma pa­ra le­var a Pa­la­vra de Deus aos ou­vin­tes, e que ela se­ja ou­vi­da de bom gra­do.

- Que men­sa­gens vo­cês trans­mi­tem com as mú­si­cas que can­tam?

- Tra­ze­mos uma men­sa­gem tri­an­gu­lar que per­so­ni ica a Deus em Je­sus, e o amor en­tre nós os ho­mens, paz, amor e es­pe­ran­ça.

- Te­mos co­nhe­ci­men­to de que pa­ra além des­te CD vo­cês gra­varm ou­tro dis­co. Fa­le-nos um pou­co so­bre es­te dis­co (tí­tu­lo, mú­si­cas, etc.)...

Ok. O ou­tro CD es­tá vol­ta­do pa­ra a vi­da con­ju­gal. Por is­so, o in­ti­tu­la­mos de “Ro­mân­ti­cas”, mas a sua men­sa­gem es­tá fun­da­men­ta­da nos prin­cí-

JC NN JC NN- JC JC JC JC NN JC NN-

pi­os es­ta­be­le­ci­dos por Deus na Sua Pa­la­vra. Uma vez que exis­te uma gran­de la­cu­na [de mú­si­cas des­te gé­ne­ro] no meio gospel [an­go­la­no] - la­cu­na es­ta que vi­nha sen­do pre­en­chi­da com mú­si­cas vin­das do es­tran­gei­ro, no­me­a­da­men­te Bra­sil e USA - ques­ti­o­ná­mo-nos por que é que nós não po­de­mos ex­pres­sar aqui­lo que ca­da um sen­te pe­la sua ama­da ou pe­lo seu ama­do?

– Em que lo­cais es­tes dis­cos po­dem ser ad­qui­ri­dos?

– Os CD´s es­tão dis­po­ní­veis na Igre­ja Co­mu­ni­da­de Evan­gé­li­ca Uni­ver­sal de Lu­an­da, lo­ca­li­za­da na Rua Ga­go da Graça, na Ter­ra No­va. Os in­te­res­sa­dos po­de­rão ain­da con­tac­tar o jo­vem Ar­tur ou te­le­fo­nar pa­ra o 924-905859.

JC NN JC

- Qual é o es­ta­do ac­tu­al da mú­si­ca gospel em An­go­la?

A mú­si­ca gospel em An­go­la es­tá em as­cen­são e evo­lu­ção ao mes­mo tem­po. Is­so exi­gi­rá dos fa­ze­do­res de mú­si­ca um pou­co mais de tem­po na ela­bo­ra­ção dos te­mas em ter­mos de com­po­si­ção, ar­ran­jos e exe­cu­ção, o que é mui­to bom pa­ra a mú­si­ca de An­go­la em ge­ral.

- Quem de fac­to po­de can­tar a mú­si­ca gospel?

Na ver­da­de to­dos po­dem [can­tar], des­de que es­te­jam pre­pa­ra­dos pa­ra es­te im, tal co­mo nou­tras áre­as da vi­da que exi­gem que o in­di­ví­duo se­ja do­ta­do de al­gum co­nhe­ci­men­to.

É ne­ces­sá­rio que se viva o que se

NN- JC NN-

can­ta; que o can­tor te­nha, aci­ma de tu­do, bom tes­te­mu­nho di­an­te de Deus e dos ho­mens, se não se­re­mos ape­nas con­ta­do­res de his­tó­ri­as. Dis­to o mun­do es­tá cheio.

JC - Que men­sa­gem tem a trans­mi­tir aos mú­si­cos se­cu­la­res que can­tam mú­si­ca gospel nos seus es­pec­tá­cu­los?

Se o fa­zem pa­ra Deus, de­ve­ri­am an­tes de tu­do sa­ber que Deus não se co­mo­ve por me­ras pa­la­vras ou can­ções; Deus não ca­re­ce de ser ado­ra­do, mas me­re­ce ser ado­ra­do por to­dos aque­les que re­co­nhe­cem a pe­no­sa obra [re­a­li­za­da por Ele] na cruz em res­ga­te da Hu­ma­ni­da­de mer­gu­lha­da no pe­ca­do. Deus jul­ga­rá a ca­da um se­gun­do o que ti­ver fei­to me­di­an­te o cor­po.

NN-

Da es­quer­da à di­rei­ta: Artur Jor­ge, Jack, o pro­du­tor, e Nu­no Neto for­mam o gru­po An­go­la Gos­pel Voi­ce´s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.