Jornal Cultura

SÉRGIO PIÇARRA PIONEIRO DA BD ANGOLANA

- JOSÉ L. MENDONÇA|

Sérgio Piçarra, homem do animado sobre a folha de papel, lançou a 20 de Maio no Espaço Cultural Chá de Caxinde duas colectânea­s “Só vos olho já” e “Apreciando o cenário nas calmas”, que retratam assuntos ligados ao quotidiano nacional, tendo como conteúdos principais aspectos relacionad­os com a política, questões sociais e culturais.

“Apreciando o cenário nas calmas” é o reviver do “Man Kiko - O Imbumbável”, igura por si criada e que completou vinte cinco anos de existência. “Só vos olho já” recria cenários diversos, desde as di iculdades dos hospitais, a azáfama dos mercados, a corrida dos iscais, os assaltos, as burlas e os candonguei­ros.

Piçarra iniciou a sua carreira com 14 anos, no Jornal de Angola, na página infantil, onde inseriu pela primeira vez o Man Kiko em 1990. Foi tam- bém neste ano que surgiram as primeiras bandas desenhadas coordenada­s por Hanrique Abranches e tendo como parceiros Hugo Fernandes e Lito Silva.

O cartoonist­a lamenta andar excluído do festival anual Luanda Cartoon pelos seus organizado­res, não sabe bem porquê. “Convidam outros autores, brasileiro­s, portuguese­s, mas não me convidam a mim…”

Sobre a qualidade das obras dos seus pares angolanos, SP diz que aquilo que aparece nos jornais demonstra pouca evolução em termos de estética e de conteúdo. “Não há formação de qualidade e falta humildade da parte dos próprios jovens”.

SP disse ainda ter vários projectos artísticos de BD que só “dependem de certos condiciona­lismos”, nomeadamen­te reconhecim­ento do valos crítico desta Arte para o desenvolvi­mento social e dos patrocínio­s dos Mecenas.

 ??  ?? Sérgio Piçarra
Sérgio Piçarra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola