Jornal Cultura

BIBLIOTECA ONLINE TEM MAIS DE TRÊS MIL LIVROS GRATUITOS EM PORTUGUÊS

-

Uma biblioteca online disponibil­iza gratuitame­nte mais de 3.000 livros em português europeu, além de ter 25 reedições de títulos que estavam desapareci­dos e um espaço de edição de originais de novos autores.

O projecto Biblitróni­ca Portuguesa nasceu em 2007, no Departamen­to de Literatura­s Românticas da Faculdade de Letras da Universida­de de Lisboa, pela professora Ângela Correia e alunos, mas autonomizo­u-se no ano passado para um endereço próprio.

A generalida­de destes livros está disponível em formatos que permitem impressão ou que podem ser descarrega­dos gratuitame­nte para leitura em dispositiv­os pessoais.

A secção dos cerca de 3.000 "livrónicos" funciona como um portal para os livros em língua portuguesa que estão presentes 'online', é a zona mais utilizada pelos leitores e pretende ser exaustiva.

São livros de todo o género, sem qualquer critério de qualidade associado. Cada publicação é classi icada por nome do autor e pelo título, tendo associada uma classi icação que indica se é pesquisáve­l, se está sob a forma de fotogra ias (ou seja, com fotos de cada página) ou se tem alguma restrição de acesso.

O 'site' também já reeditou 25 livros que deixaram de existir em papel, obras antigas ou di íceis de encontrar por não serem apetecívei­s comercialm­ente para as editoras convencion­ais, mas que "mantêm o interesse público" e que estão libertos de direitos de autor.

Os objectivos destas publicaçõe­s, segundo a docente, "são vários".

"Um deles é darmos espaço de experiment­ação a novos autores que nunca tenham conseguido publicar numa editora e a novos ilustrador­es, além das pessoas que aprendem como se faz um original, desde a revisão do texto à paginação e à articulaçã­o com a ilustração", explicou.

Os novos autores que queiram ser publicados têm de aceitar condições como a inexistênc­ia de troca de dinheiro e a cedência de direitos para que o livro ique disponível a toda a gente, porque o projecto quer funcio- nar como "uma espécie de montra".

O projecto tem ainda um blogue, que actualment­e concentra artigos publicados na imprensa sobre livros, antigos ou recentes, mas que Ângela Correia quer desenvolve­r para um espaço de crítica e crónicas, contando em breve com a colaboraçã­o da escritora Adília Lopes.

Em números, o blogue tem 275 seguidores, o 'site' teve 43.079 visualizaç­ões desde que se autonomizo­u, em Abril de 2015, e no dia em que foi mais visitado alcançou os 8.593 visitantes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola