Jornal Cultura

“VIZINHAS ZONGOLAS” APANHADAS COM A “BOCA NA BOTIJA”

-

ceiros cuja tarefa grata era aquecer mais uma noite de cacimbo. Foi com este grande sucesso que fechou em grande esta noite, em que também se pode voltar a ouvir os temas “NukaKiMuen­e” e “MakakuKuba­ta”.

“Sofredora”, “Merengue Santo António”, “Candinha” e “Namorado do Conjunto”, todos da autoria de David Zé mas interpreta­dos ao modo de GabyMoy, causaram uma forte emoção ao público.

GabyMoy por pouco desapontav­a a plateia, uma vez que não tinha no reportório­um dos seus maiores sucessos: “Rumba Madalena”, mas, diante da solicitaçã­o dos presentes, teve que tocar mesmo sem ensaiar, comprovand­o que quem sabe faz ao vivo, seguindo-se “EmeAlengue”, tema com o qual se lança no mercado musical angolano e que o leva,em 1979, a vencer um concurso musical da então Secretaria de Estado da Cultura. O cidadão Moisés Gabriel Ferreira, foi baptizado artisticam­ente como GabyMoy pelo também músico e investigad­or cultural, Dionísio Rocha.

Boca na Botija

No dia 23, foi a vez de Baló Januário, uma das maiores referência­s da músi- ca folclórica da actualidad­e. Por muitos considerad­os como o Rei da Cabecinha, ritmo provenient­e do Icole eBengo, Dande, dentre outras regiões da província do Bengo, não icou apenas com esta vertente da tradição. A cassanda, a cabetula, a ngaieta e incursões no semba foram outras sonoridade­s tradiciona­is que BalóJanúar­io transporto­u para o palco.

Temas como "Boca na Botija", "Azar da Belita" e "Macanduma" , ajudaram a compreende­r que há mais musica nacional.

Os músicos Josué D` Angola( teclados), Esteves Bento ( Congas), Benjamim( baixo), Zé Luís ( viola ritmo), Dama Neusa nos coros e Ti Paulino na guitarra solo, um invisual que faz maravilhas com a viola, trazendo do seu dedilhar uma rítmica que levanta a poeira nacional. A cantora Ary acompanhou Baló em “Papá Fugiu”, uma parceria que resulta muito bem nos palcos e estúdios.

Antes, dia 16, o roteiro cultural da III Trienal de Luanda prosseguia com KyakuKyada­ff, num espectácul­o em que o autor de "Se Hunguile" prestou homenagem a Teta Lando e Papa Wemba.

 ??  ?? Baló Januário
Baló Januário
 ??  ?? Gaby Moy
Gaby Moy

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola