“VI­ZI­NHAS ZONGOLAS” APANHADAS COM A “BO­CA NA BOTIJA”

Jornal Cultura - - ARTES -

cei­ros cu­ja ta­re­fa gra­ta era aque­cer mais uma noi­te de ca­cim­bo. Foi com es­te gran­de su­ces­so que fe­chou em gran­de es­ta noi­te, em que tam­bém se po­de vol­tar a ou­vir os te­mas “Nu­kaKiMu­e­ne” e “Ma­ka­kuKu­ba­ta”.

“So­fre­do­ra”, “Me­ren­gue San­to An­tó­nio”, “Can­di­nha” e “Na­mo­ra­do do Con­jun­to”, to­dos da au­to­ria de Da­vid Zé mas in­ter­pre­ta­dos ao mo­do de GabyMoy, cau­sa­ram uma for­te emo­ção ao pú­bli­co.

GabyMoy por pou­co de­sa­pon­ta­va a pla­teia, uma vez que não ti­nha no re­por­tó­ri­oum dos seus mai­o­res su­ces­sos: “Rum­ba Madalena”, mas, di­an­te da so­li­ci­ta­ção dos pre­sen­tes, te­ve que to­car mes­mo sem en­sai­ar, com­pro­van­do que quem sa­be faz ao vi­vo, se­guin­do-se “EmeA­len­gue”, te­ma com o qual se lan­ça no mer­ca­do mu­si­cal an­go­la­no e que o le­va,em 1979, a ven­cer um con­cur­so mu­si­cal da en­tão Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Cul­tu­ra. O ci­da­dão Moi­sés Ga­bri­el Ferreira, foi bap­ti­za­do ar­tis­ti­ca­men­te co­mo GabyMoy pe­lo tam­bém mú­si­co e in­ves­ti­ga­dor cul­tu­ral, Di­o­ní­sio Ro­cha.

Bo­ca na Botija

No dia 23, foi a vez de Ba­ló Ja­nuá­rio, uma das mai­o­res re­fe­rên­ci­as da mú­si- ca fol­cló­ri­ca da ac­tu­a­li­da­de. Por mui­tos con­si­de­ra­dos co­mo o Rei da Ca­be­ci­nha, rit­mo pro­ve­ni­en­te do Ico­le eBen­go, Dan­de, den­tre ou­tras re­giões da pro­vín­cia do Ben­go, não icou ape­nas com es­ta ver­ten­te da tra­di­ção. A cas­san­da, a ca­be­tu­la, a ngai­e­ta e in­cur­sões no sem­ba fo­ram ou­tras so­no­ri­da­des tra­di­ci­o­nais que Ba­lóJa­núa­rio trans­por­tou pa­ra o pal­co.

Te­mas co­mo "Bo­ca na Botija", "Azar da Be­li­ta" e "Ma­can­du­ma" , aju­da­ram a com­pre­en­der que há mais musica na­ci­o­nal.

Os mú­si­cos Jo­sué D` An­go­la( te­cla­dos), Esteves Ben­to ( Con­gas), Ben­ja­mim( bai­xo), Zé Luís ( vi­o­la rit­mo), Da­ma Neu­sa nos co­ros e Ti Pau­li­no na gui­tar­ra so­lo, um in­vi­su­al que faz ma­ra­vi­lhas com a vi­o­la, tra­zen­do do seu de­di­lhar uma rít­mi­ca que le­van­ta a po­ei­ra na­ci­o­nal. A can­to­ra Ary acom­pa­nhou Ba­ló em “Pa­pá Fu­giu”, uma parceria que re­sul­ta mui­to bem nos pal­cos e es­tú­di­os.

An­tes, dia 16, o ro­tei­ro cul­tu­ral da III Tri­e­nal de Lu­an­da pros­se­guia com Kya­kuKya­daff, num es­pec­tá­cu­lo em que o au­tor de "Se Hun­gui­le" pres­tou ho­me­na­gem a Te­ta Lan­do e Pa­pa Wem­ba.

Ba­ló Ja­nuá­rio

Gaby Moy

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.