CON­CUR­SO “TRANSBORDAR DA MEN­TE” JO­VENS MOS­TRAM IN­TE­RES­SE PE­LA PO­E­SIA

Jornal Cultura - - LETRAS - ADRI­A­NO DE ME­LO

Ar­te e co­nhe­ci­men­to são as du­as pa­la­vras pa­ra de inir a se­gun­da edi­ção do pro­jec­to “Transbordar da Men­te”, que mos­trou a ha­bi­li­da­de dos jo­vens cri­a­do­res an­go­la­nos, par­ti­cu­lar­men­te pa­ra a cri­a­ção poé­ti­ca, e con­sa­grou Is­va­nia Fa­ri­nha co­mo a me­lhor.

A ado­les­cen­te, de 17 anos, que es­tá ili­a­da ao mo­vi­men­to li­te­rá­rio Lev’Ar­te, há um ano, pro­vou, não só ao jú­ri, mas tam­bém ao pú­bli­co, o in­te­res­se dos jo­vens pe­la ar­te poé­ti­ca. Os aplau­sos da mai­o­ria das pes­so­as, que as­sis­ti­ram ao con­cur­so no Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, foi o ou­tro tes­te­mu­nho do de­sem­pe­nho da sua es­treia num con­cur­so do gé­ne­ro.

Cri­a­ti­vi­da­de, de­sem­pe­nho e es­pon­ta­nei­da­de em pal­co fo­ram os de­ta­lhes que de­ram a Is­va­nia Fa­ri­nha o tí­tu­lo de me­lhor cri­a­do­ra do con­cur­so de po­e­sia em es­ti­lo li­vre. Ape­sar da di­ver­si ica­ção de te­mas, a mai­o­ria li­ga­dos a es­sên­cia da pró­pria po­e­sia, o jú­ri, pre­si­di­do por Jo­mo For­tu­na­to, re­co­nhe­ceu que a ven­ce­do­ra sou­be ex­plo­rar, no jo­go mé­tri­co de pa­la­vras, o es­pí­ri­to do con­cur­so.

A dis­pu­ta que con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de dez can­di­da­tos te­ve Adri­a­na Bor­bo­le­ta, co­mo se­gun­da clas­si ica­da, e Gin­gu­ba, pseu­dó­ni­mo de Marcos Kin­gon­do, co­mo o ter­cei­ro. Além des­tes dis­pu­ta­ram o tí­tu­lo des­te ano An­tó­nio Pa­ci­ên­cia, M’ban­za José, Eli­zan­ge­la An­dré, Mi­guel Bem­bé, Pedro Bel­gio, Pau­lo Moyo e Is­ma­el Fa­ri­nha, to­dos pro­ve­ni­en­tes de vá­ri­os mo­vi­men­tos cul­tu­rais de Lu­an­da.

Po­e­sia, amor, dor, água, vi­da, ale­gria, mar, mu­lher, olhar e mú­si­ca fo­ram os te­mas elei­tos pe­lo jú­ri, pa­ra ca­da um dos can­di­da­tos cri­ar ver­sos, a par­tir des­tas pa­la­vras. A mai­o­ria dos can­di­da­tos con­se­guiu, o que de­mons­trou o qu­an­to a po­e­sia es­tá a ga­nhar es­pa­ço en­tre es­tes, prin­ci­pal­men­te com o sur­gi­men­to da Me­di­a­te­ca, um es­pa­ço de lei­tu­ra de mui­tos jo­vens, li­ga­dos ou não aos mo­vi­men­tos li­te­rá­ri­os da ca­pi­tal. Em­bo­ra ain­da não te­nha a abran­gên­cia ne­ces­sá­ria em ter­mos de can­di­da­tos, por se li­mi­tar so­men­te a ci­da­de ca­pi­tal, “Transbordar da Men­te” pro­vou ser um bom exer­cí­cio à men­te dos jo­vens e um pon­to de re­fe­rên­cia en­tre as ac­ti­vi­da­des cul­tu­rais, pe­lo nú­me­ro de pes­so­as que fo­ram ao Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês.

O con­cur­so, cri­a­do nu­ma par­ce­ria en­tre o Mo­vi­men­to de Ar­te e Cul­tu­ra Ar­min­do Paím e o Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, é um in­cen­ti­vo à cri­a­ção ar­tís­ti­ca e tem co­mo “al­vo” os ar­tis­tas emer­gen­tes da no­va ge­ra­ção. “Transbordar da Men­te” tem uma pe­ri­o­di­ci­da­de anu­al.

Ac­tu­al­men­te, além de “Transbordar da Men­te”, o Mo­vi­men­to de Ar­te e Cul­tu­ra Ar­min­do Paím es­tá a pre­pa­rar o “Ar­teCon­fu­são”, um pro­jec­to cul­tu­ral que jun­ta di­ver­sos gé­ne­ros de ar­te num úni­co es­pa­ço. Tal co­mo dis­se o seu men­tor, Ar­min­do Paím, é uma opor­tu­ni­da­de a to­dos os jo­vens cri­a­do­res an­go­la­nos.

O “Ar­teCon­fu­são”, que tam­bém já vai na sua se­gun­da edi­ção e no mo­men­to não tem uma da­ta con ir­ma­da, tem si­do uma por­ta aber­ta aos jo­vens ta­len­tos da ca­pi­tal, em especial os que di icil­men­te têm uma pos­si­bi­li­da­de de mos­trar o seu po­ten­ci­al.

O Mo­vi­men­to de Ar­te e Cul­tu­ra Ar­min­do Paím exis­te a dois anos e tem co­mo ob­jec­ti­vo prin­ci­pal a pro­mo­ção da cul­tu­ra an­go­la­na , es­pe­ci­al­men­te na ver­ten­te da po­e­sia, mú­si­ca, ar­tes plás­ti­cas e li­te­ra­tu­ra. Ac­tu­al­men­te, de­vi­do o cres­cen­te nú­me­ro de jo­vens que pro­cu­ram au­men­tar os seus co­nhe­ci­men­tos, a or­ga­ni­za­ção tem cri­a­dos pro­jec­tos in­te­rac­ti­vos, com o in­tui­to de apro­xi­mar mais os jo­vens das ar­tes, en­con­trar ta­len­tos e con­tri­buir pa­ra a cul­tu­ra na­ci­o­nal.

Gin­gu­ba foi um dos jo­vens can­di­da­tos ao tí­tu­lo de me­lhor cri­a­dor des­ta edi­ção do con­cur­so ar­tís­ti­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.