NO 20º ANI­VER­SÁ­RIO DA LI­GA AFRI­CA­NA MI­NIS­TRA DA CUL­TU­RA ES­CLA­RE­CE CONS­TRU­ÇÃO DO ARQUIVO NA­CI­O­NAL

Jornal Cultura - - ECOS DE ANGOLA -

nis­tra da Cul­tu­ra, Carolina Cer­quei­ra, não pro­ce­deu ao en­cer­ra­men­to for­mal da ses­são co­me­mo­ra­ti­va.

Carolina Cer­quei­ra par­ti­ci­pou no even­to co­mo con­vi­da­da, e ape­nas se pro­nun­ci­ou pa­ra res­pon­der a umas ques­tões co­lo­ca­das so­bre o Arquivo His­tó­ri­co e a His­tó­ria de An­go­la.

A mi­nis­tra ja­mais anun­ci­ou que o pri­mei­ro Cen­tro de His­tó­ria de An­go­la, em cons­tru­ção, es­tá na sua fa­se inal. A ti­tu­lar da pas­ta da Cul­tu­ra li­mi­tou-se a es­cla­re­cer a im­pren­sa pre­sen­te no even­to so­bre o an­da­men­to das obras do Arquivo Na­ci­o­nal de An­go­la.

O jor­nal Cul­tu­ra re­cor­da que o no­vo edi­fí­cio do Arquivo Na­ci­o­nal de An­go­la sur­ge no âm­bi­to do Pla­no Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to que pre­vê, en­tre os seus ob­jec­ti­vos es­pe­cí­fi­cos pa­ra o sec­tor da Cul­tu­ra, a im­ple­men­ta­ção do Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Ar­qui­vos. A in­fra- es­tru­tu­ra ocu­pa uma área de 4 hec­ta­res, com 30.540 me­tros qua­dra­dos de cons­tru­ção, num to­tal de 5 pi­sos. O edi­fí­cio te­rá, en­tre ou­tras de­pen­dên­ci­as, 69 sa­las de arquivo, 39 es­cri­tó­ri­os, dois la­bo­ra­tó­ri­os, três sa­las de ex­po­si­ções, dois au­di­tó­ri­os, 9 sa­las de for­ma­ção.

A in­fra- es­tru­tu­ra, de­pois de con­cluí­da, per­mi­ti­rá a cor­rec­ta me­lho­ria da aco­mo­da­ção da do­cu­men­ta­ção exis­ten­te no Arquivo Na­ci­o­nal de An­go­la, as­sim co­mo a in­cor­po­ra­ção dos do­cu­men­tos pro­du­zi­dos de­pois de 1975 pe­los Ór­gãos de So­be­ra­nia do País, a se­rem trans­fe­ri­dos pa­ra aque­la ins­ti­tui­ção, me­lho­rar o es­ta­do de con­ser­va­ção e a qua­li­da­de de ser­vi­ços no aces­so dos in­ves­ti­ga­do­res e es­tu­dan­tes ao seu acer­vo. Vá­ri­os ou­tros ser­vi­ços que ac­tu­al­men­te não são de­sen­vol­vi­dos por fal­ta de es­pa­ço e téc­ni­cos se­rão pres­ta­dos no no­vo edi­fí­cio.

Fu­tu­ro Ar­qui­vo Na­ci­o­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.