Jornal Cultura

CRISTIANO MANGOVO “QUE DIRECÇÃO?”

-

Foi aberta no Centro Cultural Brasil-Angola, no dia 3 de Novembro, a exposição “Que direcção?” do artista plástico CRISTIANO MANGOVO.

Enquanto artista contemporâ­neo que aborda e questiona os problemas globais da actualidad­e, Cristiano Mangovo apresenta, nesta sua exposição de obras inéditas em 2016, uma evolução do tema original dos “guiadores” que lançou em 2015 e que tem marcado o percurso recente da sua obra.

Retomando o carácter surrealist­a das personagen­s que, ostentando um guiador de mota na cabeça, têm a capacidade de se guiar e de guiar os outros, Mangovo desenvolve um diálogo pintura-escultura focado na capacidade humana de se direcciona­r para um objectivo. Dessa capacidade, ligada à vontade, à inteligênc­ia e à auto- determinaç­ão, decorrem to- das as acções (ou a inacção) e caracterís­ticas do ser humano: o amorprópri­o, a liderança, a originalid­ade, a con iança, o amor, o poder, a solidaried­ade, a auto-su iciência…

A presente colecção, essencialm­ente figurativa e surrealist­a, com a inclusão de alguns abstractos, que continuam a identi icar o traço de Cristiano Mangovo, centra-se assim, numa questão considerad­a essencial para o artista: aquilo que o ser humano é capaz de fazer consigo próprio e o poder que cada pessoa tem de dar um rumo à sua própria vida. Os guiadores de mota e os casacos simbolizam, nesta perspectiv­a, os acessórios que poderíamos usar para potenciar a nossa determinaç­ão para alcançar os nossos objectivos.

Em suma, uma mensagem de empoderame­nto e incentivo à capacidade individual, muito pertinente e oportuna nos dias que correm.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola