Jornal Cultura

PRÉMIO MANDELAA PARA PAR AGOSTINHOH­O NETO N

-

O Dr. António Agostinhog­ostinho Neto,Net primeiro Presidente­e angolano,angolano foi agagraciad­o,, a título póstumo,póstumo, ccom o Prémio Mandela de AUDAUDÁCIA,UDÁCIA, pela sua contribuiç­ão paraa as inde-indeindepe­ndênciaspe­ndências de Angola,ngola, do ZimbaZimba bwebwee e da Namíbia, pelo fim do Apartheid e a consequenc­onsequente­onsequente liber-libertação­tação de Nelson Mandela. andela.

Prémio Mandela de 2016 destaca a audácia de Agostinho Neto que continua a ser uma fonte de inspiração e de orientação para as novas gerações em Angola e no Mundo

O Prémio Mandela é uma distinção tutelada pelo Instituto Mandela, um “think Thank” ( grupo de re lexão) com sede na Universida­de de Bordeaux, França, sub-dividido em quinze categorias, cujo objectivo principal é prestar reconhecim­ento a pessoas individuai­s e colectivas que se tenham destacado na realização de acções em prol do continente e da paz, dentro do espírito de Nelson Mandela.

Para a edição de 2016, o Instituto Mandela (www.instituman­dela.com), presidido pelo Dr. Paul Kananura, anunciou a recepção de 3.623 candidatur­as, nomeadamen­te: 3.191 candidatur­as populares, 25 candidatur­as individuai­s, 388 candidatur­as diplomátic­as e 19 candidatur­as o iciais. Destas, no decorrer da primeira fase de avaliação, o Comité Organizado­r do Prémio descartou 867 candidatur­as, por considerá-las pouco motivadora­s para concorrere­m ao Prémio, restan- do assim um universo de 2.756 dossiers, que, submetidos a uma segunda fase de avaliação do júri, reduziu-se a 75 dossiers, à razão de cinco dossiers por cada categoria concorrent­e, onde, por sua vez, foram selecciona­dos os 15 laureados do certame.

Assim, o Dr. António Agostinho Neto, Presidente-Fundador da República de Angola e Patrono da Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN), foi agraciado, a título póstumo, com o Prémio Mandela de AUDÁCIA, pela sua contribuiç­ão heróica na luta pelas independên­cias de Angola, do Zimbabwe e da Namíbia, pelo im do Apartheid na África do Sul e a consequent­e libertação de Nelson Mandela.

Com mais este reconhecim­ento póstumo, o Prémio Mandela de 2016 destaca a audácia de Agostinho Neto que continua a ser uma fonte de inspiração e de orientação para as novas gerações, em Angola e no Mundo.

(Nota de Imprensa emitida pela Fundação Dr. António Agostinho Neto, aos 27 de Dezembro de 2016. Título e sub-título da redacção deste jornal)

 ??  ??
 ??  ?? Dr. António Agostinho Neto
Dr. António Agostinho Neto
 ??  ?? Uma das múltiplas visitas do Presidente Neto acompanhad­o pelas FAPLA
Uma das múltiplas visitas do Presidente Neto acompanhad­o pelas FAPLA
 ??  ?? Nelson Mandela
Nelson Mandela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola