JOSÉ CARLOS DE VASCONCELOSVENCE PRÉ­MIO VASCO GRAÇA MOURA - CIDADANIA CUL­TU­RAL

Jornal Cultura - - DIÁLOGO INTERCULTURAL -

( JOR­NAL EXPRESSO )

O jú­ri va­lo­ri­zou o per­cur­so bi­o­grá ico do di­rec­tor do “JL - Jor­nal de Le­tras, Ar­tes e Idei­as”, que “ilus­tra bem o pa­pel mui­to re­le­van­te que sem­pre de­sem­pe­nhou e de­sem­pe­nha –co­mo ad­vo­ga­do e ho­mem de leis, co­mo po­e­ta e es­cri­tor, co­mo jor­na­lis­ta e in­ter­ve­ni­en­te ac­ti­vo na va­lo­ri­za­ção da lín­gua, da li­te­ra­tu­ra, das ar­tes e idei­as”

O jor­na­lis­ta José Carlos de Vas­con­ce­los, di­rec­tor do quin­ze­ná­rio "JL - Jor­nal de Le­tras, Ar­tes e Idei­as", "um ra­ro exem­plo de per­sis­tên­cia na im­pren­sa por­tu­gue­sa de âm­bi­to cul­tu­ral", é o ven­ce­dor do Pré­mio Vasco Graça Moura - Cidadania Cul­tu­ral.

Fon­te do jú­ri adi­an­tou à agên­cia Lu­sa que, apre­ci­a­das as vá­ri­as can­di­da­tu­ras, a de José Carlos de Vas­con­ce­los re­co­lheu a una­ni­mi­da­de, por ser uma "per­so­na­li­da­de que se tem afir­ma­do em to­dos os do­mí­ni­os em que tem exer­ci­do ac­ti­vi­da­de, co­mo das fi­gu­ras mais mar­can­tes da vi­da por­tu­gue­sa nos di­as de ho­je", co­mo se lê na ata do jú­ri.

Es­ta é a se­gun­da edi­ção do Pré­mio Vasco Graça Moura - Cidadania Cul­tu­ral, no va­lor de 40.000 eu­ros, e o no­me da per­so­na­li­da­de dis­tin­gui­da é re­ve­la­do no dia em que o po­e­ta e en­saís­ta Graça Moura com­ple­ta­ria 75 anos.

O jú­ri, pre­si­di­do por Gui­lher­me d'Oli­vei­ra Mar­tins, va­lo­ri­zou o per­cur­so bi­o­grá­fi­co de José Carlos Vas­con­ce­los, de 76 anos, que "ilus­tra bem o pa­pel mui­to re­le­van­te que sem­pre de­sem­pe­nhou e de­sem­pe­nha – co­mo ad­vo­ga­do e ho­mem de leis, co­mo po­e­ta e es­cri­tor, co­mo jor­na­lis­ta e in­ter­ve­ni­en­te ac­ti­vo na va­lo­ri­za­ção da lín­gua, da li­te­ra­tu­ra, das ar­tes e idei­as".

Em ata, o jú­ri sa­li­en­tou que, "uma vez que se tra­ta de um pré­mio de cidadania cul­tu­ral, o pa­pel de­sem­pe­nha­do com gran­de ge­ne­ro­si­da­de e de­ter­mi­na­ção, in­te­li­gên­cia e ele­va­do sen­ti­do pro is­si­o­nal, pe­lo pre­mi­a­do na fun­da­ção, di­rec­ção e ma­nu­ten­ção do 'JL - Jor­nal de Le­tras, Ar­tes e Idei­as'".

"Tra­ta- se de uma ini­ci­a­ti­va úni­ca pe­la per­ma­nên­cia e re­gu­la­ri­da­de, que pro­jec­ta a cul­tu­ra e a lín­gua por­tu­gue­sa no mun­do, com uma qua­li­da­de dig­na de re­co­nhe­ci­men­to", des­ta­ca o jú­ri.

Além de Oli­vei­ra Mar­tins, que pre­si­diu, o jú­ri foi cons­ti­tuí­do por Ma­ria Al­zi­ra Sei­xo, José Manuel Men­des, Manuel Fri­as Mar­tins, Ma­ria Carlos Gil Lou­rei­ro, Li­ber­to Cruz e, ain­da, por José Carlos Se­a­bra Pe­rei­ra, em re­pre­sen­ta­ção da edi­to­ra Ba­bel e Nu­no Li­ma de Car­va­lho e Di­nis de Abreu, pe­la Es­to­ril Sol.

No ano pas­sa­do, o dis­tin­gui­do foi o en­saís­ta Edu­ar­do Lou­ren­ço.

O Pré­mio Vasco Graça Moura - Cidadania Cul­tu­ral é uma ini­ci­a­ti­va da Es­to­ril Sol, em par­ce­ria com o gru­po edi­to­ri­al Ba­bel.

José Carlos de Vas­con­ce­los

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.