Jornal Cultura

HOMENAGEIA AMÍLCAR CABRAL

- ROBERTO LEAL|

A UBESC – União Baiana de Escritores e a Editora Òmnira lançaram a edição número 13 da Revista de Literatura ÒMNIRA, com 32 páginas, no dia 29 de Abril, na Cantina da Lua (Largo do Terreiro de Jesus s/n – Centro Histórico) Salvador/BAHIA-Brasil. A publicação homenageia o líder negro guinécabo-verdiano Amílcar Cabral e tem a participaç­ão de professore­s, jornalista­s, escritores e poetas de: Angola, Brasil, Cabo Verde e Guiné Bissau, e ilustração de capa do artista plástico moçambican­o João Timane.

A publicação faz parte do intercâmbi­o literário da UBESC com os PALOP – Países Africanos de Língua O icial Portuguesa, que visa revelar talentos contemporâ­neos da Literatura desses países , através da publicação de poesias, contos crônicas e matérias que exaltem a literatura africana, seus valores, seu folclore e sua cultura.

Dentro da programaçã­o recital de poesias, apresentaç­ão da cantora Ja- naina Noblah que venceu o concurso nacional de RAP em São Paulo e do Grupo de rap C.D.O INMORTALZ que trabalha com a sua música de protesto e desenhos em gra ite pela periferia da cidade do Salvador. Na publicação destaque para os artigos da professora da UESB Zilda de Oliveira Freitas “Identidade nacional e diferenças: re lexões sobre a Literatura Africana Lusó ina”que retrata a literatura africana em várias nuances, assunto da qual é pesquisado­ra e do jornalista e editor Roberto Leal “Um líder que o povo realmente não conheceu” falando da trajectóri­a do líder negro Amílcar Cabral e trazendo ao leitor um pouco da sua desconheci­da poética e o poema ilosó ico do poeta e escritor João Bosco Soares “Enigmatica­mente”.

Da África nas páginas da revista Òmnira, temos o jornalista e escritor Ismael Farinha (Angola) com o texto “O Medo da Verdade”, a jornalista e poetisa Aniria Teixeira (Cabo Verde) com o poema “Ei Camarada” dando ênfase ao homenagead­o da publicação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola