Jornal Cultura

PALÁCIO DE FERRO ACOLHE EXPOSIÇÃO DO SEU “CRIADOR”

-

O edi ício do Palácio de Ferro, sede da III Trienal de Luanda, é palco da exposição fotográ ica e vídeo sobre o arquitecto francês, Gustave Eiffel, numa organizaçã­o da Embaixada da França em Angola, no âmbito da III Trienal de Luanda, reconhecid­o mundialmen­te como sendo o "mágico do ferro".

O tema da exposição, “Gustave Eiffel - O Mágico do Ferro”, é uma proposta que aborda o universo Eiffel ao longo dos anos. Na ocasião, o Embaixador de França em Angola, Sylvain Itté, mostrou-se radiante pela homenagem. “Estou muito orgulhoso em saber que uma obra inspirada do seu talento é actualment­e um dos lugares mais altos do património e da cultura em Angola", a irmou o diplomata.

Os visitantes encontrara­m, no piso superior e inferior, imagens de diferentes obras, entre as quais a "Ponte Rodoviária de Cubzac", em França, a "Ponte Maria Pia", na cidade do Porto, em Portugal, "Torre Eiffel", em França, a "Estação de Comboios de Nyugati", Budapeste (Hungria) e outras.

A amostra, que decorre de 15 de Julho a 15 de Agosto, das 10 às 21 horas, de Terça-feira a Sábado, expõe mais de 30 fotos e vídeos inéditos, apresentan­do as realizaçõe­s e o legado do arquitecto em todos os continente­s.

Engenheiro, arquitecto, empresário e cientista francês, Alexandre Gustave Eiffel, mais conhecido por Gustave Eiffel, fez literalmen­te magia, deixando a sua marca um pouco por todo o Mun- do. Além da Torre Eiffel, é responsáve­l por mais de 300 obras, desde a armação da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, ao Palácio de Cristal, em Guayaquil (Equador).

Nascido no dia 15 de Dezembro de 1832, em Dijon ( Paris- França), Gustave Eiffel fez os estudos primários no Colégio Sainte- Barbe. Em 1852, ingressa na Escola Central de Artes e Manufactur­as, especializ­ando-se em Engenharia Química. Começou a sua carreira numa empresa de construção de caminhos- de- ferro. Aos 26 anos, constrói a ponte ferroviári­a de Bordéus.

 ??  ?? As melhores criações de um dos talentosos e visionário­s da construção civil mundial foram apreciados pelo público durante a III Trienal de Luanda
As melhores criações de um dos talentosos e visionário­s da construção civil mundial foram apreciados pelo público durante a III Trienal de Luanda
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola