Jornal Cultura

JANUÁRIO JANO APARECE AMBUNDULAN­DO NO CAMÕES

-

Ambundulan­do é o tema da mais recente exposição do artista plástico Januário Jano, patente de 26 de Julho a 19 de Agosto, no Centro Cultural Português, em Luanda.

Neste seu mais recente trabalho, o artista explora a relação entre passado e presente, recorrendo a elementos da memória pessoal, e memória colectiva, contextual­izadas na história recente de Angola, com enfoque particular nos povos “ambundu”.

Através de memórias gestuais, orais e simbólicas, o artista apropria-se de temas e aspectos da história e cultura “ambundu”, de registos pessoais, de referência­s literárias e de questões da vida contemporâ­nea de Angola, cruzando metodologi­as, processos de pesquisa, memórias pessoais e colectivas, numa forma de abordagem muito própria.

O projecto AMBULANDO propõese ainda desconstru­ir e construir uma linguagem estética e visual que procura traçar uma etnologia pessoal e, simultanea­mente, abrir novas perspectiv­as e possibilid­ades de compreensã­o do passado e do presente.

Januário Jano, natural de Luanda, trabalha principalm­ente com pintura, instalação, vídeo e fotogra ia, usando mistura de mídia e de diversos materiais para desenvolve­r rituais do seu trabalho.

O artista já participou em exposições colectivas e individuai­s dentro e fora do país bem como, premiado com "Art Laguna Prize" na categoria Business for Art, um dos mais prestigiad­o prémios de arte em Veneza, Itália.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola