Jornal Cultura

PETRÓPOLIS SERÁ A CAPITAL MUNDIAL DO CINEMA LUSÓFONO

-

Na sua primeira edição "O Festival dos Festivais", o PETRÓPOLIS FILM FEST, Congresso Lusófono de Cinema idealizado pelo Cineasta Calebe Pimentel e pela actriz Surama de Castro, reunirá representa­ções dos principais festivais da CPLP - Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.

No passado dia 22 decorreu uma audiência pública presidida pelo presidente da Câmara, Vereador Paulo Igor, na Casa Legislativ­a de Petrópolis, para a discussão do Projecto de Lei nº 5955 proposto pelo presidente, que cria a semana do Festival de Cinema Lusófono, a ser realizado na segunda quinzena de Março, dando continuida­de às actividade­s de comemoraçã­o do mês de aniversári­o da cidade.

O evento tem como objectivo chamar a atenção da população e do sector audiovisua­l lusófono, para o evento que se concretiza­rá em Março. Já foi con irmada a presença de algumas iguras ilustres, como: o Cônsul -Geral de Portugal no Rio de Janeiro, o Cônsul Jaime Leitão, do Deputado Estadual Geraldo Pudim, do Secretário de Cultura de Estado André Lazaroni e a Coordenado­ra da Rio Film Commission Tâ- nia Pinta. Vamos contar com a presença também de outros ilustres, como o Cineasta Walter Lima Jr. que presidirá o júri o icial do Festival e do actor Thiago Lacerda. Representa­ções de instituiçõ­es importante­s de cinema como a ABRACI - Associação Brasileira de Cineastas, a ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteirista­s e da BRAVI - Brasil Audiovisua­l Independen­te também já con irmaram presença.

O grande diferencia­l do PETRÓPOLIS FILM FEST (PFF) é a mostra competitiv­a de trabalhos premiados nos principais festivais parceiros de cinema brasileiro­s e lusófonos, criando uma vitrina de projecção para o mundo do mais alto nível. Entre as actividade­s propostas pelo evento, haverá mostras de ilmes de curta e longa metragem dos países de língua portuguesa, recebendo, também, como convidados, representa­ções de outros países (não lusófonos).

O evento visa o fomento e a difusão cinematogr­á ica entre os países já citados, agregando países de outros idiomas, tratando o mundo como o mesmo é, um espaço globalizad­o com maior interacção através das artes. Serão realizadas durante o evento de durante o ano todo, o icinas de cinema e exibições itinerante­s nos bairros, buscando uma aproximaçã­o maior com o público local.

Petrópolis, cidade imperial do Estado do Rio de Janeiro, idealizada e fundada pelo português imperador do Brasil D. Pedro II, que ainda conserva traços europeus nas caracterís­ticas do seu povo e nos moldes de suas vivências, foi á escolhida para sediar o evento por suas origens históricas, turísticas e culturais.

Petrópolis possui grande potencial para se tornar um pólo de produção audiovisua­l, com várias TVs locais que apresentam cerca de oitenta programas independen­tes, gerando emprego, oferecendo informação e entretenim­ento para o público local. Recebe devido aos seus atractivos arquitectó­nicos e naturais, grandes produções de cinema e TV do mundo todo há muitas décadas.

Iniciativa­s como o PETRÓPOLIS FILM FEST contribuem para o desenvolvi­mento económico e geração de empregos em diversos sectores, e para a expansão do segmento de Turismo e Produção Cinematogr­áfica em Petrópolis fortalecen­do este potencial nato.

 ??  ?? Congresso conta com a participaç­ão dos principais membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Congresso conta com a participaç­ão dos principais membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola