HILDEBRANDO EM MA­CAU

Jornal Cultura - - ARTES -

O Ar­tis­ta Plás­ti­co An­go­la­no Hildebrando de Me­lo é um dos se­lec­ci­o­na­dos e con­vi­da­dos pa­ra o even­to JAIPUR KALA CHAUPAL, re­si­dên­cia ar­tís­ti­ca e ex­po­si­ção na ci­da­de de Jaipur, na Ín­dia.

O Jaipur Kala Chaupal foi con­tex­tu­a­li­za­do pa­ra in­te­grar as ar­tes tra­di­ci­o­nais da Ín­dia com as for­mas de ar­te con­tem­po­râ­nea exis­ten­tes in­ter­na­ci­o­nal­men­te. Es­te even­to pro­por­ci­o­na­rá uma opor­tu­ni­da­de úni­ca pa­ra os ar­tis­tas es­ta­be­le­ci­dos e emer­gen­tes de vá­ri­os paí­ses, pu­de­rem olhar pa­ra a al­ma das ar­tes e dos ar­tis­tas da Ín­dia. Si­mul­ta­ne­a­men­te irá pro­por­ci­o­nar uma boa opor­tu­ni­da­de, pa­ra os ar­tis­tas in­di­a­nos in­te­ra­gi­rem com a co­mu­ni­da­de ar­tís­ti­ca glo­bal e au­men­ta­rem a com­pre­en­são so­bre os es­ti­los con­tem­po­râ­ne­os de ex­pres­sões ar­tís­ti­cas, pre­do­mi­nan­tes in­ter­na­ci­o­nal­men­te.

O even­to Jaipur Kala Chaupal ( JKC) Re­si­dên­cia ar­tís­ti­ca e Fes­ti­val foi con­ce­bi­do e for­ma­li­za­do por um gru­po eman­ci­pa­do de or­ga­ni­za­do­res / Fi­lan­tro­pos que es­pe­ram alar­gar as fron­tei­ras das ar­tes tra­di­ci­o­nais e ar­tis­tas tra­di­ci­o­nais. Pa­ra se fun­di­rem com as ar­tes e ar­tis­tas con­tem­po­râ­ne­os, pa­ra cri­a­ção de uma me­ta­mor­fo­se pa­ra uma no­va e mais ori­gi­nal ex­pres­são ar­tís­ti­ca.

As Re­si­dên­ci­as Ar­tís­ti­cas vão de 19 a 30 Ou­tu­bro de 2017 e a Ex­po­si­ção de 1 a 4 No­vem­bro de 2017.

Es­ta pla­ta­for­ma pre­ten­de pro­por­ci­o­nar uma opor­tu­ni­da­de úni­ca pa­ra os já es­ta­be­le­ci­dos, emer­gen­tes, In­di­a­nos e ar­tis­tas glo­bais. Fa­ci­li­tan­do a tro- ca de idei­as e in­for­ma­ções so­bre o de­sa­pa­re­ci­men­to das ar­tes tra­di­ci­o­nais, man­ten­do-se a par das al­te­ra­ções da mes­ma em to­dos os lu­xos de ar­te.

O JKC tam­bém es­pe­ra que os ar­tis­tas in­di­a­nos, tra­gam a diás­po­ra In­ter­na­ci­o­nal pa­ra o sub­con­ti­nen­te in­di­a­no. O Jaipur Kala Chaupal pre­vê ser um even­to anu­al com as su­as raí­zes ir­me­men­te en­rai­za­das no Ho­tel Dig­gi Pa­la­ce, Jaipur. Dig­gi Pa­la­ce que é o an itrião do “Jaipur Fes­ti­val Li­te­rá­rio “e o am­bi­en­te cer­to pa­ra es­po­le­tar a ener­gia cri­a­ti­va que es­pe­ra­mos que se ma­ni­fes­te.

Jaipur , en­quan­to ca­pi­tal de Ra­jasthan, é uma ci­da­de rica em ar­tes tra­di­ci­o­nais. Com um ethos cul­tu­ral di­ver­si ica­do e a con igu­ra­ção cer­ta pa­ra tro­car idei­as. Com fá­cil aces­so a ma­té­ri­as-pri­mas pa­ra: tra­ba­lhos-ma­nu­ais de pa­pel re­ci­cla­do, pig­men­tos e co­ran­tes ve­ge­tais. Co­mo im­pres­são em blo­co, im­pres­são em te­la, a te­ce­la­gem de ta­pe­tes e uten­sí­li­os de ce­râ­mi­ca, ola­ria, tra­ba­lhos de me­tal, fun­di­ção e in­crus­ta­ção em már­mo­re.

O aces­so a es­tes re­cur­sos, tor­na Jaipur um bom am­bi­en­te pa­ra o tra­ba­lho ar­tís­ti­co.

Hildebrando de Me­lo Nas­ci­do no Bai­lun­do, Hu­am­bo, Ar­tis­ta An­go­la­no. Ven­ce­dor do Pré­mio En­sar­te na ca­te­go­ria ju­ven­tu­de e do Pré­mio De­se­nhos na Areia da Em­pre­sa Norsk Hi­dro, pre­sen­te em co­lec­ções par­ti­cu­la­res, na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais. Ten­do já ex­pos­to em Por­tu­gal, Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, Ale­ma­nha e An­go­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.