SIKOLA QUER ME­LHOR EDU­CA­ÇÃO EM ANGOLA LA A

Jornal Cultura - - PRIMEIRA PÁGINA -

A 3ª Con­fe­rên­cia de Edu­ca­ção­du­ca­ção do pr­pro­jec­too Sikola, rre­a­li­za­da na Uni­ver­si­da­de Je­an Pi­a­ge­ti­a­get de Angola,A pro­cu­rou con­tri­buir­co­non­tri­buir pa­ra o re­for­çoo da qua­li­da­de do En­si­no Pri­má­rio.P

Um En­si­no Pri­má­rio de Qua­li­da­de é o que pro­duz uma efec­ti­va aqui­si­ção de com­pe­tên­ci­as, va­lo­res e ca­pa­ci­da­des. Os ele­men­tos que con­tri­bu­em pa­ra a Qua­li­da­de do En­si­no Pri­má­rio são:

• Po­lí­ti­cas edu­ca­ti­vas ade­qua­das com a am­pla par­ti­ci­pa­ção da so­ci­e­da­de ci­vil;

• In­ves­ti­men­to na edu­ca­ção ( inan­ci­a­men­to);

• Am­bi­en­te es­co­lar fa­vo­rá­vel à apren­di­za­gem;

• Cur­rí­cu­los re­le­van­tes e ade­qua­dos às re­a­li­da­des;

• Li­de­ran­ça e boa ges­tão es­co­lar;

• En­vol­vi­men­to da co­mu­ni­da­de na vi­da es­co­lar;

• Pro­fes­so­res su ici­en­tes e com for­ma­ção ade­qua­da;

• Es­tra­té­gi­as de en­si­no-apren­di­za­gem e ica­zes.

Com es­tes in­di­ca­do­res ter­mi­nou a 3ª CON­FE­RÊN­CIA de EDU­CA­ÇÃO do Pro­jec­to “Sikola: Par­ti­ci­par pa­ra uma me­lhor Edu­ca­ção em Angola”, re­a­li­za­da no Dia Mun­di­al do Pro­fes­sor - 5 de Ou­tu­bro de 2017, na Uni­ver­si­da­de Je­an Pi­a­get de Angola, em Lu­an­da.

A con­fe­ren­cia foi pro­mo­vi­da pe­la APDES – Agência Pi­a­get pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to e pe­la Re­de- EPT Angola – Re­de An­go­la­na da So­ci­e­da­de Ci­vil de Edu­ca­ção pa­ra To­dos, re­pre­sen­ta­da pe­lo SINPROF (Sin­di­ca­to Na­ci­o­nal de Pro­fes­so­res).

Sob o le­ma “En­si­no Pri­má­rio de Qua­li­da­de: De­sa io à Par­ti­ci­pa­ção de To­dos”, a Con­fe­rên­cia pro­cu­rou con­tri­buir pa­ra o re­for­ço da qua­li­da­de do En­si­no Pri­má­rio, bem como:

- Va­lo­ri­zar o En­si­no Pri­má­rio como eta­pa de­ter­mi­nan­te de to­do o per­cur­so de Edu­ca­ção For­mal;

- Va­lo­ri­zar o pa­pel do Pro­fes­sor como ele­men­to fun­da­men­tal da qua­li­da­de da Edu­ca­ção;

- Di­vul­gar os prin­ci­pais re­sul­ta­dos do Pro­jec­to SIKOLA e da pes­qui­sa so­bre o En­si­no Pri­má­rio;

- Apro­xi­mar e pro­mo­ver o diá­lo­go en­tre or­ga­ni­za­ções Es­ta­tais, aca­dé­mi­cas, da so­ci­e­da­de ci­vil e em­pre­sas pa­ra que, jun­tos, pos­sam con­tri­buir pa­ra a me­lho­ria da qua­li­da­de do En­si­no Pri­má­rio.

O fó­rum con­tou com cer­ca de 220 participantes de vá­ri­as áre­as do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, em­pre­sas e inan­ci­a­do­res; or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil e au­to­ri­da­des. Vin­te pre­lec­to­res/mo­de­ra­do­res re lec­ti­ram e de­ba­te­ram os te­mas dos 2 pai­néis e um mo­men­to cul­tu­ral do ISART com can­to lí­ri­co.

Pro­fes­so­res de Qua­li­da­de

O Pai­nel 1 “Pro­fes­so­res de Qua­li­da­de: CO­LO­CAR, FOR­MAR e MAN­TER os me­lho­res pro­fes­so­res no En­si­no Pri­má­rio” usu­fruiu da mo­de­ra­ção de Ale­xan­dra Si­meão (Ex Vi­ce-Mi­nis­tra da Edu­ca­ção) com um con­tri­bu­to mais am­plo, pe­la sua ex­pe­ri­ên­cia e abor­da­gem de ci­da­da­nia, aos de­sa ios do En­si­no Pri­má­rio, da carreira do­cen­te e da va­lo­ri­za­ção do pro­fes­sor des­te ní­vel de en­si­no.

Dikwi­za Kan­ga­la, do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de For­ma­ção de Qua­dros da Edu­ca­ção (MED) con­tex­tu­a­li­zou a “For­ma­ção em Ser­vi­ço dos pro­fes­so­res do En­si­no Pri­má­rio” na Po­lí­ti­ca de For­ma­ção de Qua­dros da Edu­ca­ção e enun­ci­ou os pro­gra­mas de for­ma­ção a de­cor­rer – o PREPA, des­ti­na­do aos pro­fes­so­res do Ma­gis­té­rio Pri­má­rio e o PAT que tem for­ma­do pro­fes­so­res do EP nas áre­as da Lín­gua Por­tu­gue­sa e Ma­te­má­ti­ca, de al­guns Mu­ni­cí­pi­os.

Pe­la APDES/ Sikola, Mar­ga­ri­da Sil­va apre­sen­tou su­cin­ta­men­te uma “Pro­pos­ta de For­ma­ção em Ser­vi­ço - Es­pe­ci­a­li­za­ção Pedagógica pa­ra o En­si­no Pri­má­rio”, ba­se­a­da nos re­sul­ta­dos da pes­qui­sa (ne­ces­si­da­des iden­ti ica­das, ti­po­lo­gia de for­ma­ção pre­fe­ren­ci­al), nos do­cu­men­tos do INFQE e na ex­pe­ri­ên­cia ad­qui­ri­da pe­las ac­ções for­ma­ti­vas an­te­ri­or­men­te im­ple­men­ta­das. A pro­pos­ta as­sen­ta no re­for­ço das com­pe­tên­ci­as dos ac­tu­ais pro­fes­so­res do En­si­no Pri­má­rio, atra­vés de me­to­do­lo­gi­as ac­ti­vas/ par­ti­ci­pa­ti­vas, por for­ma­do­res ex­pe­ri­en­tes e bem trei­na­dos, com su­por­te di­dác­ti­co pa­ra o pro­fes­sor, as­sen­te na su­per­vi­são pedagógica da prá­ti­ca do­cen­te.

O te­ma “Pro­ces­sos de re­cru­ta­men­to e se­lec­ção de pro­fes­so­res” foi apre­sen­ta­do por Da­mião Bun­go do SINPROF / Sikola, que par­tiu da pes­qui­sa da sua te­se de li­cen­ci­a­tu­ra, apre­sen- tan­do um ce­ná­rio de de­sa­de­qua­do en­qua­dra­men­to de pro­fes­so­res (en­tre a for­ma­ção aca­dé­mi­ca e a área ou ní­vel que lec­ci­o­nam) pa­ra pro­por cri­té­ri­os de se­lec­ção e re­cru­ta­men­to de pro­fes­so­res do En­si­no Pri­má­rio.

Ac­to­res não es­ta­tais

O Pai­nel 2 “Con­tri­bu­tos pa­ra uma Edu­ca­ção Pú­bli­ca de Qua­li­da­de: o pa­pel dos ac­to­res não es­ta­tais” foi de­sen­vol­vi­do em for­ma de me­sa re­don­da (mo­de­ra­da pe­la Di­rec­to­ra da APDES, Ali­na San­tos) pro­cu­ran­do abran­ger os con­tri­bu­tos do En­si­no Su­pe­ri­or, do sec­tor em­pre­sa­ri­al e das or­ga­ni­za­ções da So­ci­e­da­de Ci­vil.

As Ins­ti­tui­ções de En­si­no Su­pe­ri­or participantes - Uni­ver­si­da­de Je­an Pi­a­get de Angola; ISCED - Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Ci­ên­ci­as da Edu­ca­ção e ISART - Ins­ti­tu­to Su­pe­ri­or de Artes re­fe­ri­ram pos­sí­veis con­tri­bu­tos pa­ra o En­si­no Pri­má­rio, so­bre­tu­do no do­mí­nio da for­ma­ção ini­ci­al de pro­fes­so­res. No en­tan­to ain­da não se ve­ri ica um elo de li­ga­ção com os ma­gis­té­ri­os pri­má­ri­os e com o En­si­no Ge­ral do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção pa­ra iden­ti icar pro­ble­mas e en­con­trar so­lu­ções con­jun­tas pa­ra um en­si­no pri­má­rio com qua­li­da­de (por exem­plo, na for­ma­ção em ser­vi­ço, pa­ra su­pe­rar as la­cu­nas apon­ta­das pe­los pro­fes­so­res; na in­ves­ti­ga­ção aca­dé­mi­ca dos ina­lis­tas ou es­ta­giá­ri­os nas es­co­las; nas pro­pos­tas ao MED, etc.). O ISCED in­ten­ta ini­ci­ar a For­ma­ção de Pro­fes­so­res do En­si­no Pri­má­rio; o ISART des­ta­cou as Artes como meio de for­ma­ção cí­vi­ca e hu­ma­na, sen­do o En­si­no Pri­má­rio a ba­se da for­ma­ção in­te­gral. Ac­tu­al­men­te já for­ma pa­ra o en­si­no das artes e a UNI- PI­A­GET for­ma pa­ra a edu­ca­ção ísi­ca e con­si­de­ra a ne­ces­si­da­de de mai­or uti­li­za­ção dos mei­os de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al (como via de in­for­ma­ção e for­ma­ção). Em co­o­pe­ra­ção com o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, es­tas ins­ti­tui­ções po­de­ri­am dar res­pos­ta às ne­ces­si­da­des de for­ma­ção nas áre­as das ex­pres­sões (plás­ti­ca, mu­si­cal e mo­to­ra) ou nou­tras iden­ti ica­das.

Pa­ra des­ta­car os con­tri­bu­tos das or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil, es­ti­ve­ram re­pre­sen­ta­das a Re­de An­go­la­na da So­ci­e­da­de Ci­vil de Edu­ca­ção pa­ra To­dos e a ADRA; o SINPROF e a As­so­ci­a­ção de Es­co­las Co­mu­ni­tá­ri­as – AEC, su­bli­nhan­do a sua dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra o diá­lo­go e co­la­bo­ra­ção com as en­ti­da­des Go­ver­na­men­tais. A DNEG - Di­rec­ção Na­ci­o­nal de En­si­no Ge­ral do MED que tem acom­pa­nha­do to­das as Con­fe­rên­ci­as de Edu­ca­ção do Pro­jec­to Sikola, re­fe­riu a ne­ces­si­da­de de re­fle­xão e me­lhor ava­li­a­ção no En­si­no Pri­má­rio, nu­ma per­ma­nen­te ati­tu­de téc­ni­ca e ci­en­tí­fi­ca; re­for­çou ain­da a im­por­tân­cia da apli­ca­ção dos nor­ma­ti­vos do MED, pe­los res­pon­sá­veis lo­cais e di­rec­to­res de es­co­la, em li­ga­ção com as as­so­ci­a­ções da so­ci­e­da­de ci­vil.

As or­ga­ni­za­ções pre­sen­tes, além de te­rem des­ta­ca­do al­gu­mas prá­ti­cas co­mu­ni­tá­ri­as nas quais po­dem co­la­bo­rar com o MED ou que po­de­rão ser­vir de exem­plo a um En­si­no de Qua­li­da­de, tais como, a for­ma­ção con­tí­nua de pro­fes­so­res em meio rural (e as ZIP); os pro­jec­tos edu­ca­ti­vos de es­co­la; a va­lo­ri­za­ção e in­te­gra­ção dos pais e en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção; as ac­ti­vi­da­des ex­tra-es­co­la­res; a li­ga­ção es­co­la­co­mu­ni­da­de; a con­quis­ta de es­pa­ços

Um ân­gu­lo da con­fe­rên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.