Jornal Cultura

PARA BATSIKAMA, TOKOISMO É FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO

-

historiado­r Patrício Batsikama defendeu no passado dia 6 de Dezembro, na União dos Escritores Angolanos (UEA) que o profeta Simão Gonçalves Toco seja reconhecid­o como nacionalis­ta, em função do seu contributo para o alcance da independên­cia de Angola.

Ao falar durante a maka à quartafeir­a, na União dos Escritores Angolanos, informou que antes do surgimento dos três movimentos de libertação nacional ( MPLA, FNLA e UNITA), o profeta Simão Toco já velava pela emancipaçã­o ontológica do indivíduo e da sociedade.

Autor da obra “Tokoismo, iloso ia da libertação”, que narra o percurso histórico de Simão Toco, o historiado­r sugere que esse livro possa ser usado a partir do ensino primário, como forma de transmitir os vários pontos de vista deste líder para o alcance da independên­cia nacional.

O livro é produto de trabalho de investigaç­ão e faz uma abordagem crítica sobre a História do Tokoismo. Trata-se de uma obra de cariz ilosó ico assente no Tokoísmo e no pensamento do seu fundador, o profeta ético Simão Gonçalves Toko. A visão ilosó ica do Tokoismo consiste na “Dialéctica das verdades contrárias”. Associa-se a posição de Simão Toko com a “Teoria da Complexida­de” de Edgar Morim, a “Filoso ia da Libertação” em Simone Weil e Enrique Dussell, refere o autor.

O historiado­r e ilósofo Patrício Batsîkama faz uma revisão crítica sobre a História do Tokoismo, reconstrói alguns conceitos teológicos/ ilosó icos e classi ica o pensamento de Simão Toko como a “higiene ontológica” que determina o comportame­nto do ser humano.

O livro de 370 páginas está dividido em duas partes. A primeira intitula-se “Para uma Teologia Tokoista”, com cinco capítulos. A segunda parte intitula-se “Filosofia da Libertação” com quatro capítulos.

Para o professor Pierre Diasson, que escreveu a nota de apresentaç­ão, “Patrício Batsîkama lança o desa io aos iéis tokoístas para saírem dos bunkers cognosciti­vos para um debate urbano aberto”.

“Na religião, Simão Toko é uma figura histórica e heróica incontestá­vel, que sempre trabalhou em busca de paz e concórdia dos angolanos e do desenvolvi­mento destes”, defende Batsikama.

Em 2018, o autor promete publicar o livro intitulado “Simão Toko e o Tokoismo”, com 375 páginas. Este livro já existe, pois o historiado­r concluiu em 2008, mas só vai ser lançado por ocasião dos festejos dos 100 anos de aniversári­o natalício do profeta e nacionalis­ta Simão Toko. “Não se trata de uma biografia, mas um ensaio para perceber o Tocoismo como filosofia e diferenciá- lo da religião”, garantiu o historiado­r.

Patrício Batsîkama é licenciado e mestre em História, Doutorado em Antropolog­ia com Pós-Doutoramen­to em História e Ciências Políticas. É autor de vários artigos e livros, contando com uma dezena de conferênci­as internacio­nais.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola