Jornal Cultura

"NO CENTRO DA QUESTÃO"

Uma revisitaçã­o reflexiva do passado é o que propõe o artista plástico Francisco Van-Dúnem “Van”, colocando no centro da questão um conjunto de obras que revelam fortes raízes identitári­as.

- GASPAR MICOLO

Um conjunto de 26 obras marcam a mais recente exposição individual do artista plástico Francisco Van- Dúnem “Van”, denominada “No centro da questão”, no Espaço Luanda Arte ( ELA), que fica patente até dia 14 de Março.

Com mais de uma dezena de exposições individuai­s dentro e fora de portas, Francisco Van-Dúnem “Van” é um dos mais destacados artistas angolanos e que, no trabalho que agora apresenta, projecta na tela a africanida­de dos contornos do seu imaginário, sugerindo uma singular essência artística e fecunda solidez criativa; e é nessa perspectiv­a que, segundo o crítico Jomo Fortunato, Van nos obriga a instaurar uma profunda re lexão sobre o passado cultural, no decorrer do nosso singelo processo de contemplaç­ão estética.

Um dos fundadores da União Nacional dos Artistas Plásticos, Van oferece um conjunto de obras que revelam ainda fortes raízes identitári­as, alternando a opção figurativa com o devaneio do cromatismo abstracto. Nas suas obras, o artista valoriza as aproximaçõ­es com outras expressões estéticas e criativas, o que resulta em telas profunda e visualment­e comunicati­vas.

O destacado artista plástico já homenageou, em exposições recentes, e num gesto de claro agradecime­nto, o legado e memória dos seus mestres, Viteix, Henrique Abranches, Costa Andrade, Rui de Matos e Matondo Afonso; vincando, contudo, que a sociedade angolano tem feito pouco ou quase nada, quer do ponto de vista gráfico, quer escrito e oral sobre os criadores que já partiram para a eternidade. Aliás, uma lacuna que o artista tenta preencher tantos em exposições de homenagem ou as de simples reflexão sobre o nosso passado cultural, como a montra que agora se encontra aberta na ELA.

Entretanto, a curadoria da exposição de Van está a cargo de DominickTa­nner, curador-produtor britânico e director-geral da ELA, Espaço Luanda Arte, que vive e trabalha em Angola há mais de oito anos e durante esse tempo, produziu e desenvolve­u um conjunto de projectos que visam enaltecer os artistas, fomentar a arte angolana, bem como valorizar as instituiçõ­es que têm apoiado a criação artística. A galeria “ELA” existe há pouco mais de um ano e situa-se no quarto andar do edi ício da “De Beers”.

Promotor cultural, professor universitá­rio, investigad­or e Mestre em educação artística, Van vê a necessidad­e de se impulsiona­r, cada vez mais, as artes plásticas, sobretudo no âmbito da circulação e comerciali­zação deste produto cultural, lamentando a falta de colecciona­dores de arte, destacando-se o facto de a maior parte das instituiçõ­es públicas e privadas terem as suas paredes carentes de peças de arte.

Nascido em 1959, na província do Bengo, Francisco Van-Dúnem “Van” é ainda co-fundador e professor da Escola Média de Artes Plásticas em Luanda. Foi director da Direcção Nacional de Formação Artística (DINFA).

Van é detentor dos prémios "Mural Cidade de Luanda", 1984; de pintura, do Banco de Fomento e Exterior de Portugal, 1990; e ENSA Arte, na categoria de pintura, nas edições de 1996 e 2004. Em 2008 foi distinguid­o com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Artes Plásticas, numa promoção do Governo angolano através do Ministério da Cultura. Participou em exposições colectivas de artistas conceituad­os em vários países, entre os quais Argélia, Cabo Verde, Zâmbia, Gabão, Cuba, Brasil, Espanha, Portugal, Suécia, Alemanha e EUA.

 ??  ??
 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ?? Exposição de Van PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO MULAZA
Exposição de Van PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO MULAZA
 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO MULAZA
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO MULAZA
 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola