EM­BAI­XA­DOR DA BOA VON­TA­DE DA UNES­CO PE­LA CE­LE­BRA­ÇÃO DO DIA IN­TER­NA­CI­O­NAL DO JAZZ EM LU­AN­DA

Jornal Cultura - - ECO DE ANGOLA -

Ca­ras & ca­ros ami­gos Jazz (art) lo­vers,

Par­ti­lho, com or­gu­lho, a car­ta as­si­na­da pe­lo pi­a­nis­ta Herbie Hancock, Em­bai­xa­dor da Boa Von­ta­de da Unes­co, acer­ca da ce­le­bra­ção do Dia In­ter­na­ci­o­nal do Jazz (30 de Abril) no ano em cur­so. A ho­nes­ti­da­de in­te­lec­tu­al obri­ga-me a uma re­ser­va: Es­te re­co­nhe­ci­men­to tam­bém vos per­ten­ce. Nun­ca che­ga­ria a es­te mo­men­to sem o vos­so apoio; apoio dos meus com­pa­nhei­ros da Rá­dio LAC, on­de apre­sen­to um pro­gra­ma se­ma­nal des­de 1992, quan­do a Rá­dio sur­giu, do Jor­nal de Angola, da TPA e do Se­ma­ná­rio No­vo Jor­nal.

Te­rei sem­pre de su­bli­nhar o au­xí­lio dos mú­si­cos – prin­ci­pais ac­to­res so­ci­ais des­ta mú­si­ca, de co­le­gas de pro­du­ção e de jor­na­lis­tas de mú­si­ca, aca­dé­mi­cos, crí­ti­cos e di­vul­ga­do­res.

O su­por­te e en­co­ra­ja­men­to dos ami­gos e com­pa­nhei­ros mais che­ga­dos tam­bém tem si­do fun­da­men­tal.

E o su­por­te e en­co­ra­ja­men­to (tam­bém crí­ti­cas e su­ges­tões no mo­men­to e pon­to exac­tos) da família, Mar­ga­ri­da, a com­pa­nhei­ra de to­da a vi­da, e ilha ama­da, Alei­da Nai­ma, têm si­do a tal "pon­te so­bre águas re­vol­tas", co­mo diz a can­ção do Paul Si­mon.

Eu que­ro ape­nas con­ti­nu­ar, com os meus mo­des­tís­si­mos re­cur­sos, a co­lo­car Angola no "ma­pa mun­di" do Jazz.

E ir trans­mu­tan­do es­tes pro­ces­sos de afas­ta­men­to e rup­tu­ra que ora ver­gam, ora ames­qui­nham, mas tam­bém en­gran­de­cem quem por eles pas­sa, co­mo acon­te­ce a cer­tos "mú­si­cos e jazz lo­vers"; ir trans­mu­tan­do, di­zia, es­tas cha­ti­ces em lo­res. E é (qua­se) tu­do. Não há (qua­se) na­da a acres­cen­tar. Só falta o Abra­ço ami­go e o AtéJazz. Gg, Jerónimo Belo

Herbie Hancock

Je­jé Belo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.