Gran­de Pré­mio pa­ra “Se fo­ra eu” da pe­na de Di­no Ferraz com voz de Car­la Mo­re­no

Jornal Cultura - - ARTES - ANALTINO SAN­TOS

A pra­ce­ta Mar­tin Luther King, o fa­mo­so Lar­go da Lac tes­te­mu­nhou na voz de Car­la Mo­re­no, o so­nho da pe­na de Di­no Ferraz, o com­po­si­tor de "Se fo­ra eu" que ven­ceu a 26ª Edi­ção do Fes­ti­val da Can­ção de Lu­an­da. Nu­ma fes­ta on­de a Rá­dio es­te­ve no cen­tro cou­be a An­tó­nio Fon­se­ca, o di­rec­tor e apre­sen­ta­dor do "An­to­lo­gia", o pro­gra­ma ra­di­o­fó­ni­co mais an­ti­go da Rá­dio Na­ci­o­nal, a en­tre­gar o prin­ci­pal tro­féu.

Com "Se fo­ra eu", a sé­ti­ma voz das tra­di­ci­o­nais dez apos­tas dos com­po­si­to­res que con­cor­rem apos­tam con­ven­ceu o cor­po de ju­ra­dos, ar­re­ba­tan­do não ape­nas o pré­mio prin­ci­pal, Me­lhor Can­ção, as­sim co­mo a de me­lhor pro­du­ção. Car­la Mo­re­no é uma voz pro­mis­so­ra em pro­jec­tos musicais em vá­ri­as ver­ten­tes. A sua par­ti­ci­pa­ção no concerto te­má­ti­co de vo­zes fe­mi­ni­nas do Show do Mês atin­giu um pú­bli­co mais exi­gen­te. Es­ta não foi a sua pri­mei­ra pas­sa­gem pe­lo Fes­ti­val da Can­ção da Lac, as­sim co­mo Di­no Ferraz, o com­po­si­tor que na 18ª edi­ção do Fes­ti- val ven­ceu com um te­ma de To­tó St. A jo­vem Tyl­ler, com "Voa", uma com­po­si­ção de Né Gon­çal­ves, con­quis­tou o pré­mio de Me­lhor Voz. Nes­ta edi­ção, as vo­zes fe­mi­ni­nas con­se­gui­ram dar vi­tó­ri­as aos com­po­si­to­res. Cou­be a Ca­la­be­to, o Ko­ta Bwé, a pri­mei­ra com­po­si­ção em con­cur­so "Ma­nu Ndayé" in­ter­pre­ta­da por Jo­si­na Ne­to que icou com o pré­mio Lac-Uni­tel, ca­te­go­ria cu­jo vo­to é po­pu­lar. Kons­tan­ti­no Chi­ta­to, com a can­ção de sua au­to­ria "Ma­ton­do­ri­nho", foi con­si­de­ra­do co­mo ten­do a Me­lhor In­ter­pre­ta­ção.

Nu­ma edi­ção que, de acor­do com os se­gui­do­res e par­ti­ci­pan­tes de edi­ções pas­sa­das, icou mar­ca­da pe­la boa en­tre­ga das in­ter­pre­ta­ções, Wil­der Ama­ro, que co­me­çou co­mo bai­xis­ta dos The Kings, não de­si­lu­diu com o te­ma au­to­ral "Nos­sa Se­nho­ra de Mon­te", as­sim co­mo Már­cia Au­gus­to, com "Com­por­ta­men­to". Ki­zua Gour­gel, mú­si­co com for­te li­ga­ção à es­ta­ção, es­te­ve re­pre­sen­ta­do por Stél­vio Hé­lio em “Ilha". O ho­mem de des­li­za, Pau­lo Ma­to­mi­na, te­ve a sua com­po­si­ção "Eu era fe­liz e não sa­bia", na voz de Cláu­dia Wi­ne.

A pre­sen­te edi­ção con­tou ain­da com um te­ma de Adal­ber­to Ku­lan­da, Jeff Brown dos SPP, com "Su­ku Yan­ge" um gos­pel nas vo­zes de Jlou­ren­zo e Jor­dâ­nia e He­rói­des Do­min­gos com a "Rit­mo de Lu­an­da" de Kahi­na Fer­rei­ra.

Apro­vei­tan­do a pre­sen­ça de Nda­ka Yo Wiñi "Voz do Po­vo", o fes­ti­val de­cor­reu sob o le­ma “10 com­po­si­to­res, a voz do po­vo em rit­mos que rein­ven­tam a nos­sa an­ces­tra­li­da­de" e Raúl Fer­nan­des, Li­to Cos­ta, Mar­ta San­tos e Al­ci­no Se­me­do ize­ram par­te do cor­po de jú­ri.

Foi in­te­res­san­te a ho­me­na­gem fei­ta às prin­ci­pais vo­zes da rá­dio e a re­cu­pe­ra­ção de pro­gra­mas co­mo "Azi­mu­te", "Boa Noi­te An­go­la","Re­en­con­trar Áfri­ca", “Pe­ça que nós trans­mi­ti­mos" e ou­tros da RNA, ti­da tam­bém co­mo rá­di­o­mãe e on­de des­pon­ta­ram o trio Ma­ria Luí­sa Fan­çony, Ma­teus Gon­çal­ves e Jo­sé Ro­dri­gues, que em 1992 ini­ci­a­ram es­te pro­jec­to em­pre­sa­ri­al de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al. A si­mu­la­ção do pro­gra­ma mais an­ti­go da Lac, “Bom Dia, Bom dia” não pas­sou des­per­ce­bi­da e per­mi­tiu que ou­tras vo­zes da rá­dio pe­gas­sem no mi­cro­fo­ne, pa­ra a edi­ção no pal­co do Fes­ti­val.

A edi­ção de 2018, à se­me­lhan­ça da an­te­ri­or, ini­ci­ou com o con­vi­da­do es­pe­ci­al que foi Nda­ka Yo Wiñi que in­ter­pre­tou te­mas co­mo "Tcho­ve Tcho­ve", "Sam­bombwa"", "Va­ka­le , "Pa­su­ka" den­tre ou­tros do seu ál­bum de es­treia "Olukwem­bo".

O tra­di­ci­o­nal mu­si­cal do Fes­ti­val da Can­ção foi de­di­ca­do a te­mas re­la­ci­o­na­dos com a rá­dio co­mo "Piô Piô", de Bon­ga, "Nos­sa Mú­si­ca", de He­avy C, "Ma­ra­to­na Mu­si­cal", de Di­o­ní­sio Ro­cha, "Rá­dio", de Pau­lo Flo­res e Pro­dí­gio, "Su­be­me la Rá­dio" de En­ri­ques Iglé­si­as, "Lou­cos", de Ma­ti­as Da­má­sio e "Rá­dio Ga­gá", de Fredy Mer­cury. En­ce­na­do por Ana­be­la Aya e pro­du­zi­do por Li­von­gue de­ram voz ao mu­si­cal Dom Ca­e­ta­no, Patrícia Fa­ria, Le­ga­li­ze, Ch­ris, Fé­lix e a en­ce­na­do­ra. Mais uma vez o Bal­let Tra­di­ci­o­nal Ki­lan­du­ki­lo es­te­ve em pal­co.

À mar­gem do Fes­ti­val da Can­ção, a emis­so­ra re­a­li­zou a Fei­ra da Lac, di­fe­ren­te das pri­mei­ras edi­ções que eram dos even­tos mais es­pe­ra­dos em Se­tem­bro. Na fei­ra exis­ti­ram mo­men­tos de mú­si­ca ao vi­vo nos show­ca­ses com Ki­zua Gour­gel, Toty S`amed, Sel­da, Ana­be­la Aya e San­dra Cor­dei­ro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.