Vi­ri­a­to, o po­e­ta que se ex­pu­nha na Mu­tam­ba

Jornal Cultura - - Eco De Angola -

seu no­me é re­fe­rên­cia em to­das an­to­lo­gi­as na­ci­o­nais e es­tran­gei­ras de po­e­sia afri­ca­na. Vá­ri­os do seus po­e­mas fo­ram mu­si­ca­dos e até ho­je eco­am nos ou­vi­dos do po­vo an­go­la­no, ten­do co­mo exem­plos "Ma­ké­zu" e "Na­mo­ro", mu­si­ca­dos por Rui Min­gas.

En­tre­tan­to, qu­es­ti­o­na­da so­bre a re­e­di­ção e or­ga­ni­za­ção da obra de Vi­ri­a­to da Cruz, a mi­nis­tra da Cul­tu­ra, Ca­ro­li­na Cerqueira, ga­ran­tiu ao jor­nal Cul­tu­ra que se tra­ta de um pri­o­ri­da­de e po­de­rá cons­tar do pla­no de ac­ção do seu pe­lou­ro, dei­xan­do trans­pa­re­cer não só a re­e­di­ção da sua úni­ca obra "Po­e­mas" (1961), bem co­mo a re­a­li­za­ção de um con­jun­to de ac­ti­vi­da­des pa­ra va­lo­ri­zar dig­na­men­te o seu con­tri­bu­to na "Cul­tu­ra Na­ci­o­nal e na His­tó­ria de An­go­la".

Já o an­tro­pó­lo­go Car­los Ser­ra­no, au­tor de uma obra so­bre a iden­ti­da­de na­ci­o­nal e do tex­to "Vi­ri­a­to da Cruz: Um In­te­lec­tu­al An­go­la­no do Sé­cu­lo XX. A Me­mó­ria que se faz Ne­ces­sá­ria", re­ve­lou-se fe­liz com a no­tí­cia nu­ma das re­des so­ci­ais. "Ho­je re­al­men­te es­tou fe­liz (...) Pa­re­ce que es­ta­va adi­vi­nhan­do. Pa­ra­béns aos seus fa­mi­li­a­res!". Car­los Ser­ra­no es­ta­be­le­ceu con­tac­to com Vi­ri­a­to em Ar­gel, no inal de 1963, ao co­me­ço de 1965, ano em que sai da Ar­gé­lia e vai pa­ra a Suí­ça. Fo­ram um ano e dez me­ses de con­ví­vio de per­to com o Vi­ri­a­to, que vi­ria a mar­car a per­so­na­li­da­de de ini­ti­va pa­ra a sua for­ma­ção po­lí­ti­ca. "(...) Sou mui­to gra­to".

En­quan­to is­so, o an­tro­pó­lo­go António To­más, au­tor de "O Fa­ze­dor de Uto­pi­as: Uma Bi­o­gra ia de Amíl­car Ca­bral", aler­ta na mes­ma re­de so­ci­al so­bre os pré­mi­os a tí­tu­lo pós­tu­mo. "Acho bem que Vi­ri­a­to da Cruz re­ce­ba o pré­mio, mas es­pe­ro que is­so não se tor­ne um pre­ce­den­te. Se­não, an­tes de um es­cri­tor vi­vo vol­tar a re­ce­ber o pré­mio te­re­mos de pre­mi­ar Jo­sé da Sil­va Maia Fer­rei­ra, Al­fre­do Tro­ni, António de As­sis Jú­ni­or, To­maz Vi­ei­ra da Cruz e tan­tos ou­tros". _______

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.