Jornal Cultura

Dose tripla de humor marca 6.° aniversári­o do Goz’Aqui

-

entro de 23 dias encerra a temporada de humor promovida pela equipa “Goz’Aqui”. A apresentaç­ão inédita do noticiário satírico “Sopa Saber”, ao vivo, na última semana de Novembro na Casa de Cultura Brasil-Angola, bem como espectácul­os como “Os 5 elementos”, “O Quarto Poder”, “Santíssima Trindade” entre outras propostas arrojadas marcaram a agenda de milhares de pessoas. Há objectivos maiores. Um deles é “saltar” para a TV porque conteúdos há e recomendam-se, mas para já há “Estupidez” e a sessão especial do GozaTV com Guelmo Cruz e Sarchel Necésio.

O artista Orlando Capata, na qualidade de melhor humorista de 2018 em Angola, realiza o espectácul­o a solo denominado “Estupidez”, no dia 27 de Dezembro deste ano, o último da temporada 2018, na Casa de Cultura Njinga a Mbande, às 19horas, no bairro Nelito Soares, em Luanda, sendo certo que, no mesmo palco, para o GozaTV, após a actuação de Capata, serão entrevista­dos os comentador­es Guelmo Cruz e Sarchel Necésio, avançou ao Cultura o CEO da plataforma cultural GozAqui, Tiago Costa.

De salientar que, esta é a derradeira oportunida­de à disposição do público para apreciar stand up comedy com a plástica caracterís­tica das apresentaç­ões de Capata, luandense de 33 anos, natural do bairro Prenda, num evento que será aberto por Nelson Vemba, inalista vencido da eliminatór­ia que consagrou o também actor e encenador da peça teatral “Quem apagou a luz?”.

Ex-estudante do curso de teatro no antigo Instituto Nacional de Formação Artística, INFA, o melhor humorista do ano tem uma trajectóri­a artística de 20 anos, sendo conhecido também como pianista e professor de canto.

“Em 1998 montava peças teatrais na escola Ngola Kanini. Como actor iniciei em 2000 no grupo teatral “Twa Futuka”. Sou, igualmente, um dos membros fundadores do grupo teatral “TPK”, mas de facto, comecei escrevendo estórias, devo ressaltar, no entanto, que foi no teatro que notei ter um sentido de humor diferente”, explicou Orlando Capata ao Cultura.

3.ª edição do Festival Nacional de Humor

Nos dias 28, 29 e 30 de Novembro, a equipa do Goz’Aqui, realizou três actividade­s culturais no segmento humorístic­o que conferem outra qualidade aos eventos artísticos em Luanda.

O primeiro, denominado “O Português Angolano”, espectácul­o a solo de Orlando Capata, teve lugar no Centro Cultural Português iniciou a trilogia de activadade­s de carácter humorístic­o como tem sido hábito desde o início do ano. No segundo dia, a Casa da Cultura Njinga a Mbande acolheu a inal da eliminatór­ia “Eu e tu contra nós os 2”, na qual 17 humoristas foram mensalment­e sendo “excluídos”, dentre os quais Ladilson, Wazemba, Scaitt Bor- rabéu, Maestro, Agente Formiga e outros mais. No derradeiro dia de espectácul­o, ou seja, no dia 29, a dose tripla de humor conheceu o seu desfecho com a realização da 3. ª edição do Festival Nacional de Humor, com a participaç­ão do artista angolano radicado na Namíbia Fernando Ta Fish, que faz as suas piadas a nível interna- cional na língua inglesa e tem sido bem referencia­do pela crítica. Pisaram igualmente o palco da Casa de Cultura Njinga a Mbande Kifua-Kiamy, Simião, Cassola, Rafa, Cólua, Bondoso, Arroz Doce, Ladilson, Artur Pop, Laureth Marques, Patty Metralhado­ra, Dange, Scaitt Borrabéu, Wazemba, Maestro, Nelson Vemba e Orlando Capata.

 ??  ?? O melhor humorista do ano, Orlando Capata
O melhor humorista do ano, Orlando Capata
 ??  ?? Nelson Vemba e Capapa em dueto
Nelson Vemba e Capapa em dueto
 ??  ?? Público
Público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola