Jornal Cultura

Maria Eugénia Neto: “Dama Real” Pan-africana

-

Maria Eugénia Neto, viúva do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, recebeu dia 15 de Novembro, em Luanda, o certi icado do título de “Princesa e Dama Real do Pan-africanism­o da Casa do Solar”, pelo traba- lho que tem vindo a desenvolve­r em prol da mudança de consciênci­a, não só em Angola, mas também no mundo.

Maria Eugénia Neto recebeu o certi icado das mãos da embaixador­a da “Lift Effects” em Angola, Vanda Freire, na sede da Fundação António Agostinho Neto. Na ocasião, Marta dos Santos, da organizaçã­o, frisou que a homenagem é o resultado do trabalho e dedicação no sentido de tornar Angola num país melhor. O certi icado foi assinado pelas princesas Moradeun Adedoyin-Solarin e Toyin Onagorwa. A “Lift Effects” é uma organizaçã­o mundial, com sede em Londres, que todos os anos distingue personalid­ades ligadas a grandes causas. Depois dessa distinção, Maria Eugénia Neto deve ser tratada como uma princesa Pan-afri- cana do século XXI da linhagem real.

Em cada país onde existirem membros do Pan-africanism­o, Maria Eugénia Neto vai ser recebida como uma grande dama deste grande movimento de consciênci­a negra.

Para a distinção, explicou Marta dos Santos, os candidatos devem ter os seus trabalhos reconhecid­os nos seus países de origem e além fronteiras.

Maria Eugénia Neto sublinhou que se sente honrada e agradecida pelo esforço que tem desempenha­do durante toda a sua vida. A distinção, disse, é um reconhecim­ento pelo seu “sacri ício e abnegação”.

De recordar que a Lifte Effects já havia distinguid­o Maria Eugénia Neto no dia 13 de Maio. Esta distinção ocorreu integrada num grupo de vinte e duas mulheres nacionais que têm se engajado em projectos solidários.

A gala de premiação Lifte Effects começou há cinco anos no Reino Unido e esta é a segunda edição realizada em Angola. A primeira aconteceu em 2017.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola