Jornal Cultura

A pertença universal na Arte “Fisty”

- PATRÍCIO BATSÎKAMA

Autilidade da arte enquanto valor reside na expressivi­dade da linguagem que é detentora, e na mecânica in lexiva das identidade­s herdadas face a complexa contempora­neidade. Percebe-se que a pintura de Fineza Teta (adiante Fisty) seja uma plataforma da divergênci­a e pluralidad­e tonal, que ela utiliza como veículo da valorizaçã­o do seu legado. Legado de uma personalid­ade nobre; legado de uma identidade plural no concerto da pertença universal.

Somos locais e, ao mesmo tempo, universais. A pertença universal foi orquestrad­a pelos valores cristãos, indústrias ocidentais, moral europeia ou americana, etc. Desde as independên­cias da África, redimiu-se em acei- tar os valores não-cristãos, indústrias orientais, moral africana, etc. A proposta cromática da Fisty é sincategor­emática a morfológic­a. Essa proposta cristaliza-se na semântica histórica. Tal é o caso de Mwene Katendi, o valoroso rei Kôngo Dom Pedro V Águas Rosadas. A proposta, também, versase na dinâmica sociológic­a: Yakala (rapaz) e Mulher (mukôngo).

A personalid­ade mulher mukôngo aqui expressa pela vaidade e pela trança reconstrói a nobreza que ela temr no espaço da decisão. A maternidad­e simboliza a pluralidad­e existencia­l que constrói a sociedade e garante o bem- estar ( fertilidad­e) nos lares. Por isso, a mulher nobre ergue o seu olhar e nutre esperança do progresso ( ku ntwâla). Com esta imagem, Fisty ilustra que a pertença universal depende da força que apresentam os aparatos locais, e na capacidade de enfrentar os desafios globalizan­tes. O mesmo se nota com o Yakala – mwana tôko, jovem bonito – cujo olhar exprime a firmeza e serenidade ao mesmo tempo.

Dom Pedro V Águas Rosadas, o famoso marquês Katendi (antes de ser eleito), representa a resistênci­a. Mas também, a abertura ao mundo. Fisty pinta com humor, sem tragédia e com um sorriso menos enganador.

As três pinturas podem, enquanto linguagens, espelhar a trama psicografo­lógica de Fisty. A pluralidad­e desta pertença pode coincidir com o poliglotis­mo da pintora, o que lhe oferece a capacidade de visionar a competição e o mérito como duas faces da moeda da contempora­neidade.

 ??  ??
 ??  ?? Yakala V DomPedro Mulher mukongo
Yakala V DomPedro Mulher mukongo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola