Pré­mio An­tó­nio Ja­cin­to

“Maham­ba” (con­tos)

Jornal Cultura - - PRIMEIRA PÁGINA -

Ao­bra Maham­ba, do jo­vem Oli­ver Qui­te­cu­lo, ven­ce­do­ra do pré­mio Li­te­rá­rio An­tó­nio Ja­cin­to, edi­ção 2018, foi apre­sen­ta­da a público no dia 15 de No­vem­bro, em ce­ri­mó­nia no Mu­seu de His­tó­ria Na­tu­ral, em Lu­an­da.

A obra é cons­ti­tuí­da por 10 con­tos, no­me­a­da­men­te “Ca­ban­da, o Apren­diz”, “Uan­ga”,” O quar­to da avô”, “Be­be­ca”, “Mu­lowa”, “Mu­lo­ji” ,” Me­ni­no-Ho­mem”,”Lem­ba” e “Maham­ba”.

A obra em cau­sa, de acor­do com a pre­fa­ci­a­do­ra, Cláu­dia Cas­so­ma, é um des­per­ta­dor im­pres­cin­dí­vel em épo­ca de tam­bém cri­se cul­tu­ral im­pe­tu­o­sa.

“Em con­tos ora cle­men­tes, ora mór­bi­dos, Oli­ver Qui­te­cu­lo apre­sen­ta vá­ri­os as­pec­tos da iden­ti­da­de cul­tu­ral an­go­la­na e afri­ca­na. Es­sa com­pi­la­ção de nar­ra­ti­vas fol­cló­ri­cas, pe­lo jei­to ím­par e en­ga­ja­dor com que es­cre­ve, le­va o leitor a re lec­tir so­bre te­mas que ho­je, igual­men­te por acul­tu­ra­ção, te­me­mos con­si­de­rá-los”, lê-se no pre­fá­cio.

A obra abor­da as prá­ti­cas de fei­ti­ça­ria, ten­do co­mo “pa­no de fun­do” as cri­an­ças, co­mo se po­de ler em ‘ Uan­ga’, uma se­me­lhan­ça às his­tó­ri­as da nos­sa so­ci­e­da­de em que cri­an­ças são en­fei­ti­ça­das por re­ce- be­rem co­mi­da de pes­so­as es­tra­nhas. Ou ain­da co­mo se lê em ‘ Ca­ban­da, o apren­diz’, que fic­ci­o­na o pas­sar de po­de­res de um Quim­ban­da a uma cri­an­ça.

Oli­ver Qui­te­cu­lo en­trou pa­ra as li­des li­te­rá­ri­as por “im­po­si­ção” do seu pro­ge­ni­tor, For­tu­na­to Hen­ri­que Qui­te­cu­lo, que, na al­tu­ra, le­va­va os fi­lhos a le­rem al­guns dos li­vros que pos­suía na sua li­vra­ria. O jú­ri, pre­si­di­do por Al­bi­no Car­los, afir­mou que o tra­ba­lho ven­ce­dor “re­cria e pro­mo­ve o ima­gi­ná­rio tra­di­ci­o­nal an­go­la­no, re­cu­pe­ran­do o pre­ci­o­so pa­tri­mó­nio ima­te­ri­al.”

O Pré­mio Li­te­rá­rio An­tó­nio Ja­cin­to, atri­buí­do anu­al­men­te, é uma dis­tin­ção de re­ve­la­ção pa­ra tra­ba­lhos iné­di­tos que vi­sa in­cen­ti­var o sur­gi­men­to de no­vos au­to­res e no­vas obras li­te­rá­ri­as.

O AU­TOR

Oli­ver Qui­te­cu­lo é na­tu­ral de Lu­an­da e cres­ceu mer­gu­lha­do en­tre li­vros e li­vra­ri­as por im­po­si­ção pa­ter­na.

Ce­do, de­sen­vol­veu o gos­to pe­las ar­tes e li­te­ra­tu­ra em es­pe­ci­al.

É mem­bro co-fun­da­dor da re­vis­ta Pa­la­vra&Ar­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.