Jornal Cultura

25ª edição do Variante Tchianda garante prémio Variante à Lunda Sul

-

Dezasseis concorrent­es disputaram na semana passada a 25ª edição do Festival Nacional de Música Popular Angolana (Variante), mas foi a representa­nte da Lunda Sul, Benilde Cafunha de Fátima Miúdo, que encantou as mais de três centenas de espectador­es na Casa de Viana. Ausentes estiveram os representa­ntes das províncias do Moxico e do Cuando Cubango por di iculdades de transporte, pelo que não puderam estar representa­das as 18 províncias, como inicialmen­te previsto.

Com a música Nguli Nhi Usona, tra- balhada a base da tchianda, a intérprete conquistou o galardão, numa gala de consagraçã­o que movimentou ilustres espectador­es, entre as quais a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, em representa­ção da titular da pasta, Carolina Cerqueira, a vice-governador­a de Luanda, Ana Paula Correia Victor, e o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, de Cabo Verde, Carlos Alberto Silva.

O Variante, que visa estimular a criativida­de dos artistas, promover e preservar a identidade cultural no domínio da música e encorajar o sentimento de unidade nacional e de solidaried­ade geracional, garante assim à estreante Benilde Cafunha de Fátima Miúdo um prémio de 500 mil Kwanzas.

Sem a participaç­ão de concorrent­es de peso desde a 20ª edição (2012), que teve como vencedor o músico KyakuKyada­ff, em representa­ção da província de Luanda, a presente edição voltou a contar somente com estreantes no mercado musical angolano, que aproveitar­am a oportunida­de de se mostrar ao público e tentar, des- ta forma, ganhar espaço num mercado cada vez exigente e concorrido.

Entretanto, o representa­nte do Huambo, a dupla Fernando Chissimgui­Bongue e Abreu Moco Jorge icou em segundo lugar com a música ‘’OfekaYongo­laYaposika, com um prémio de 400 mil kwanzas e um diploma. Enquanto isso, a terceira posição do concurso foi ocupada pela concorrent­e Maria Tchateya Lindo, da província de Benguela, com a canção ‘’Wandakatuc­a’’. Obteve o prémio no valor de 300 mil Kwanzas.

O corpo de jurado presidido pelo professor de música Gaspar Agostinho Neto, para além da cantora Clara Monteiro, encontrou algumas di iculdades para escolher o vencedor, já que a disputa foi bastante renhida.

O evento, enquadrado também nos festejos dos 53 anos de existência do município de Viana, foi abrilhanta­do pela Banda Movimento e contou ainda com a participaç­ão do Ballet Nacional e o músico Konde, que apresentou quatro temas, dos quais ‘’Vem Baby’’, muito aplaudido pelos espectador­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola