Jornal Cultura

CINCO GRANDES LIVROS DE TONI MORRISON

-

O Olho Mais Azul (1970) Neste seu romance de estreia, Morrison parte da realidade de uma garota desafortun­ada para construir o retrato de uma infância truncada, além de abordar diversos aspectos, como o conceito de beleza imposta ou a voz feminina.

Sula (1973) é uma obra situada numa fictícia colina de algum local de Ohio (EUA), onde vive uma comunidade fundamenta­lmente negra, pobre e sem esperança, através da qual a romancista expressa uma das suas preocupaçõ­es essenciais: o status das mulheres negras nos Estados Unidos, discrimina­das pela sociedade e pelo Estado, abandonada­s, abusadas cuja e educadas para cuidar dos filhos e em casa.

Song of Solomon (1977) é a história familiar de um empresário próspero que tentou esconder as suas origens para integrar-se na sociedade branca.

Tar Baby (1981) narra a chegada de um náufrago negro à costa de uma idílica ilha caribenha de mansões oníricas em que a vida dos milionário­s corre pacificame­nte entre servos e opulência.

Amada (1987) foi o livro mais célebre da romancista. Ambientado na Guerra da Secessão Americana, o romance é baseado na vida da escrava afro-americana Margaret Garner, que fugiu do Estado escravista de Kentucky em Janeiro de 1856 para Ohio, onde ca a escravidão havia sido abolida.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola