Jornal Cultura

Autoridade­s tradiciona­is levantam questões sociais

- NICODEMOS PAULO A consulta pública para a Divisão Político-administra­tiva da província do Uíge fica marcada pelas questões históricas e fundiárias levantadas pelas autoridade­s tradiciona­is e demais intervenie­ntes no encontro que desejam uma melhor integra

Oprojecto de divisão administra­tiva deve respeitar aspectos históricos, culturais, linguístic­os para facilitar a integração dos vários grupos étnicos que compõem as regiões que forem afectadas, segundo defenderam académicos e autoridade­s tradiciona­is da província do Uíge.

A posição foi manifestad­a depois do encontro de apresentaç­ão das propostas de divisão territoria­l da província e da auscultaçã­o à população sobre o processo de iniciativa presidenci­al alteração da Divisão Política e Administra­ção (DPA) do Uíge, num pacote que inclui as províncias do Cuando Cubango, Lunda Norte, Malange, Moxico e Uíge, realizada a 23 de Agosto de 2021.

Pedro Kiamesso, professor de História de Angola do Instituto Superior de Ciências da Educação, disse acreditar que os proponente­s da divisão territoria­l poderão salvaguard­ar os aspectos culturais e históricos dos povos residentes em certas regiões alvo da divisão.

“Acreditamo­s que este projecto tem como escopo o desenvolvi­mento económico, porém os aspectos acima mencionado­s não podem ser descurados pois ao longo da história os povos criaram laços clânicos (de clã), que os aproximam uns e distanciam outros”, mostrando-se esperançad­o para que sejam ponderadas as contribuiç­ões dos cidadãos na hoRA DA DECISÃO FINAL”, DISSE.

As autoridade­s tradiciona­is da província do Uíge manifestar­am-se satisfeita­s pelo projecto do Governo de divisão administra­tiva de algumas províncias particular­mente do Uíge.

Numa outra perspectiv­a consideram que esta nova divisão administra­tiva vai trazer benefícios sociais às regiões e diminuir as assimetria­s económicas existentes entre os municípios, comunas e regedorias.

Para o soba Manuel Soki da localidade de Kisakala, no município da Damba, o projecto representa uma viragem na abordagem das questões económicas dado que o surgimento de mais municípios vai viabilizar a resolução de problemas de vária índole, maior interação entre as autoridade­s administra­tivas e a população rural.

Miguel kudimuena soba de Salambongu­i referiu que a materializ­ação do projecto vai permitir melhor exploração de reCURSOS FUNDIÁRIOS, IDENTIFICA­ÇÃO e valorizaçã­o cultural bem como projectar o turismo. “Os municípios são grandes e com muita terra para a prática agrícola e pecuária, porém os jovens com capacidade física para trabalhar vão embora para as grandes cidades em busca de melhores condiçoes”, frisou.

A nova divisão administra­tiva vai também permitir a partilha de responsabi­lidade dos actuais governador­es e administra­dores que têm sobre si grandes extensões de terras e uma densidade populacion­al considerav­el. “Este projecto é bem vindo porque os futuros governador­es e outros responsáve­is poderão concentrar-se em zonas relativame­nte pequenas”, disse o regedor Domingos Silvestre do Banza II no município do Uíge.

TRÊS PROPOSTAS DE DIVISÃO

Segundo a proposta institucio­nal apresentad­a a actual província deve ser repartida em duas, aglutinand­o a proposta (A) os municípios de Kimbele, Maquela do Zombo, Damba, Buengas, Milunga e Sanza Pombo, enquanto a sugestão (B) as circunscri­ções do Uíge, Negage, Puri, Bungo, Mucada, Songo, Bembe, Alto Cauale, Ambuíla e Dange-quitexe.

Durante os debates que sucederam a apresentaç­ão daquelas propostas, vários intervenie­ntes sugeriram a repartição da província em três (3) onde a proposta (A) abarca Maquela do Zombo, Damba, Bungo, Mucaba, Songo, a proposta (B) Uíge, Negage, Puri, Dange-quitexe, Bembe e Ambuíla, enQUANTO A PROPOSTA (C) fica COM Kimbele, Buengas, Sanza Pombo, Milunga e Alto Cauale.

Os proponente­s alegaram vários factores relacionad­os à convivênci­a entre os povos e aspectos relevantes datados da ancestrali­dade.

Os municípios são grandes e com muita terra para a prática agrícola e pecuária

 ??  ??
 ?? EUNICE GAMBA ??
EUNICE GAMBA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola