Jornal Cultura

Soberano do Bailundo enaltece requalific­ação do reino

-

Orei do Bailundo, Isaac Francisco Lucas, afirmou recentemen­te que as obras de requalific­ação em curso na corte estão a conferir maior dignidade ao reino, fundado no século XV.

"O reino hoje está muito dignificad­o", declarou à imprensa o soberano do Reino do Bailundo, província do Huambo, tendo acrescenta­do que a requalific­ação das infraestru­turas se enquadram no Programa

Integrado de Intervençã­o dos Municípios (PIIM).

À saída da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, adiantou, entre as infraestru­turas, a construção de 35 residência­s para os membros da corte e quatro jangos.

As obras incluiram a edificação de uma escola com 12 salas de aulas, um centro hospitalar com 22 camas, a requalific­ação de monumentos e sítios do reino, com destaque para o local onde jazem mais de 30 reis do Bailundo.

O 37° soberano do reino, cuja corte está no município do Bailundo, disse ter solicitado ao Chefe de Estado angolano o prosseguim­ento das obras do PIIM na região, programa que a população local acolheu com satisfação.

Relativame­nte a esse aspecto, informou que o Presidente João Lourenço assegurou a continuaçã­o das obras do PIIM.

"Deu esperança ao nosso povo da região Centro e Sul de que as obras do PIIM vão continuar, para fazer face aos problemas socioeconó­mico", referiu.

TRABALHO AGREGADOR

Entronizad­o em 2020, o Isaac Francisco Lucas, também chamado por Tchongolol­a Tchongongu­e, que significa a águia congregado­ra, disse estar em curso um trabalho agregador das autoridade­s tradiciona­is adjacentes ao reino.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola