Jornal Cultura

Um lugar de passagem

- ALICE ANDRÉ

A banda musical Ukãi (mulheres na língua umbundu), foi uma das grandes presenças no show da francofoni­a, acolhido no Palácio de Ferro no dia 25 deste mês. Formada por cinco mulheres, Ludy Nanhanka, na guitarra e voz principal, Meury Francisco, na bateria, Kerem Kachana na guitarra e voz, Rosa Caetano na viola-baixo, e Odeth Cassilva na precussão e voz principal.

Segundo defende Odeth

Cassilva, é formada por mulheres pela simples razão de o grupo achar que há carência de bandas femininas no mercado musical angolano. Desse propósito, surgiu a ideia, em Dezembro de 2016, de formar uma banda feminina. Porém, não apenas uma simples banda mas sim “um espaço de passagem e aprendizad­o de mulheres que se lançam no ramo musical, para depois tomarem as suas carreiras”. Foi ideia de Odeth Cassilva, Meury José e Sandi Chelo, colegas na escola de música Obra

Bela. Inicialmen­te, a banda se chamava Negras, mas depois passa a se chamar Ukãi. Toca géneros contemporâ­neos, como blues, R&B, massemba e kilapanga, baladas e kizomba. Desde a sua formação, o grupo recebeu auxílio de Eduina Semedo, membro da banda Impactos 4 e de Toty

Samed, altura em que tocavam no Kings Club, em Luanda. Igualmente passam pela banda as cantoras Aylasa Tchipilica e Naela Simões.

Odeth Cassilva salientou que entra no mundo da música por influência da mãe, que considera apreciador­a de boa música. Depois de passar pelos coros da igreja, ganhou um rumo profission­al quando ingressa na escola Obra Bela. Ludy Nanhanka, a guitarrist­a, tem inclinaçõe­s pelo rock e busca por uma sonoridade à semelhança do que faz Aline Frazão, uma das suas grandes inspiraçõe­s. Meury Francisco, a baterista, aprendeu a tocar na igreja, aos 11 anos de idade, e agora procura aperfeiçoa­r.

 ?? FOTOS DE RAFEL TATI I EDIÇÕES NOVEMBRO ??
FOTOS DE RAFEL TATI I EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola