Jornal Cultura

Poeta Ângelo Reis comemora 20 anos de carreira

- ELISABETE FERRAZ

No passado dia 25 de Março, o conhecido poeta dos pés descalços, Ângelo Reis, declamador e compositor, brindou os seus fãs, amigos e familiares com um concerto intimista para celebrar os seus 20 anos de carreira.

A Livrus, um espaço cultural e de lazer com uma biblioteca criada para shows, teve a honra de receber o artista, familiares, amigos, fãs e os seus filhos que o acompanham agora como cantor.

Durante a comemoraçã­o, houve testemunho­s de amigos e de colegas, com dedicatóri­as e recordaçõe­s, o momento serviu também para Ângelo Reis apresentar a banda "Muzu dya musseke", banda composta pelos seus três filhos, Ângelo Reis Júnior, guitarrist­a, Swaye Reis, dikanza, e Hassiayh Reis, vocalista. A dupla de humoristas "família Zua" também marcou presença no evento animando os presentes com o humor que lhe é peculiar.

O poeta dos pés descalços decidiu juntar a poesia à música por considerar uma arte que já o acompanha desde tenra idade. Em 2016, o artista retirou-se do cenário cultural tendo feito publicamen­te o anúncio de que estaria fora dos palcos, passados seis anos o poeta regressou em grande. Ângelo Reis regressou com uma nova dinâmica, explorando os ritmos musicais da cultura angolana com a banda "Muzu dya musseke", que toca instrument­os tradiciona­is como a dikanza, o kukindo, entre outros elementos que preenchem a nossa cultura.

O poeta mostrou-se verdadeira­mente feliz por estar a comemorar 20 anos de carreira. "É uma dádiva estar a comemorar os meus anos de carreira. É um prazer, são memórias que hão-de ficar para sempre, não só no coração, mas também no subconscie­nte de cada pessoa aqui presente, sintome feliz, lisonjeado, realizado e bem sucedido nesta fase da minha carreira", garantiu.

Importa lembrar que numa nova versão, o artista Ângelo Reis não tem estado a cantar como tal, mas tem estado a tocar kukindo e dikanza, tendo a percussão um dos elementos indispensá­veis.

Harbyotok Artes é artista e amigo de Ângelo Reis, que também marcou presença no evento e prestigiou o seu amigo cantando músicas reggae

Durante a comemoraçã­o dos 20 anos de carreira houve testemunho e dedicatóri­as de colegas presentes

de sua autoria. Harbyotok Artes garantiu que se sente honrado por fazer parte dos 20 anos de carreira de Ângelo Reis e pretende também um dia comemorar 20 anos de carreira. "É fantástico estar aqui a celebrar

Ângelo Reis disse que está a trabalhar no conteúdo das suas músicas para mostrar aquilo que sabe fazer

os anos de carreira do meu amigo. Para mim é um legado. Não é fácil chegar aos 20 anos de actividade. Estou feliz pela forma como o Ângelo tem solidifica­do a sua carreira".

Já Hassiayh Reis, vocalista da banda "Muzu dya musseke" e filha de Ângelo Reis, sempre desejou cantar desde os seus oito anos de idade. Para Hassiayh, cantar com o seu pai, no dia em que este celebrou 20 anos de carreira foi um dos momentos mais brilhantes e marcantes. Contudo, não é a primeira vez que a jovem cantora divide o palco com o pai, mas é a primeira vez que ela e os irmãos comemoram publicamen­te os seus anos de carreira. "Quero que o meu pai seja muito feliz e quero que comemoremo­s mais vezes os anos dele de carreira", disse.

Os filhos de Ângelo Reis raramente sobem ao palco para cantarem, por isso, o momento vivido em palco com o progenitor, veio dar mais força e coragem para continuare­m a cantar publicamen­te e de forma profission­al. Já no fim do concerto, Ângelo Reis disse que está a trabalhar no conteúdo das suas músicas para mostrar aquilo que sabe fazer e que em breve estará disponível para os fãs, afirmando que a poesia ficará sempre guardada na alma do poeta.

 ?? ??
 ?? ?? Hassiayh Reis, filha do poeta
Hassiayh Reis, filha do poeta
 ?? ?? Harbyotok, amigo do poeta
Harbyotok, amigo do poeta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola