Jornal Cultura

O eterno jovem da "Pura Sedução" e "Esperança Moribunda"

- Analtino Santos

LIVRO E CONCERTOS POS 30 ANOS DE CARREIRA DE DON KIKAS

músico e compositor Don Kikas está a comemorar 30 anos de carreira ano que atingiu meio século de vida anunciou o lançamento de um livro autobiográ­fico e concertos comemorati­vos das três décadas de estrada artística.

"Em 2024, será o meu quinquagés­imo aniversári­o. E o trigésimo da minha carreira, que começou em 1994. Para celebrar estas duas datas redondas, estamos a preparar alguns eventos, e um deles será o lançamento do meu primeiro livro. Uma autobiogra­fia onde conto a minha história, sem filtros e sem censuras. Este livro será um retrato das memórias, vivências, aprendizad­os, falhas e acertos, derrotas e vitórias, desses 50 anos da minha existência".

Don Kikas prometeu mais pormenores do livro, de pontos da carreira e dos concertos comemorati­vos numa entrevista, a ser publicada nos próximos dias. De momento, o concerto do dia 25 de Outubro deste ano, a ser realizado no Coliseu dos Recreios, assim como a presença em Maio em Luanda, numa produção da Nova Energia, para um Show do Mês Especial, são algumas certezas.

De recordar que em Junho de 2018 actuou pela mesma produtora em dois concertos, numa das últimas passagens por Luanda reportamos o concerto com Walter Ananás nos Duetos da Avenida pela Zona Jovem. Neste vai e vem outros concertos a solo e como convidado fez no país, sendo as mais recentes na apresentaç­ão do disco de Puto Português e o seu concerto onde teve como convidados Maya Cool e Walter Ananás

O Jornal Cultura de Artes e Letras nesta edição com a devida autorizaçã­o do autor traz algumas postagens daquilo que o artista chama de Arquivo DK. "Nas três décadas de criativida­de, ritmo e muitas emoções, não faltam lembranças que são partilhada­s no calor da emoção de quem canta e vive Angola" assim escreveu o cantor do "Regresso á Base" "No dia 1 de Novembro de 1994, assinei este que foi o meu primeiro contrato discográfi­co e que deu origem à edição do meu primeiro álbum “Sexy Baby”, em 1995. Este álbum foi feito com canções que fiz ainda em Angola e outras já em Portugal. Foi produzido pelo Ciro Cruz e gravado em Lisboa, com músicos como Nanutu, Simons Massini, Nelo Paím e Lura nos coros"

“Pura Sedução" é o meu segundo álbum, lançado em 1997. A partir daqui, tudo mudou. A música “Pura sedução” tornou-se imediatame­nte um hit absoluto em todos os países dos PALOP e suas diásporas, espalhadas pelo mundo. Portugal foi “disco de prata”. A música “Esperança Moribunda" tornou-se um hino na boca do povo e foi eleita Música do Ano pela Rádio Nacional de Angola (consideran­do que nessa altura o “Top dos mais queridos” estava inactivo). Este álbum abriu-me portas para vários novos mercados, tais como: Cabo Verde, Moçambique, EUA, Holanda, França, Macau, Luxemburgo, Suíça"

"Lembram-se da antiga discoteca “Kussunguil­a” em Alcântara (Lisboa)? Foi lá o meu primeiro concerto em nome próprio; precisamen­te no dia 15 de Maio de 1995. O meu primeiro cachet como artista em Portugal, foi na discoteca “Globo” em Palmela (1994) com os Tropical Band. Éramos os músicos residentes durante alguns meses, depois passámos para a discoteca “Banana Power” (Alcântara). Até lançar o meu primeiro álbum e começar a fazer os meus próprios concertos."

"Em 1996, juntei estas meninas, compus e produzi este projeto, as “FEMALE MOVE”. Nos anos 90, havia uma grande lacuna de vozes femininas no mercado angolano, daí surgiu a iniciativa. Duda, Vera e Carla, duas angolanas e uma moçambican­a. Há um tema “fitiço di funaná” cantado pela Lura, porque estava para fazer parte do grupo. O sucesso foi maior do que imaginávam­os, princiem

 ?? ??
 ?? ?? BAILUNDO Montaram a aparelhage­m num passeio, ao lado da estrada, e actuámos ali mesmo
BAILUNDO Montaram a aparelhage­m num passeio, ao lado da estrada, e actuámos ali mesmo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola