Jornal de Angola

DIÁRIO DA CAMPANHA Importação de sucata e um governo só com angolanos

-

A campanha eleitoral avança para o décimo dia e na oposição nada de novo: a mesma demagogia, a xenofobia e o racismo a subirem de tom, quando nunca deviam ter entrado na campanha. Do outro lado, um partido enfrentand­o todos, com as armas permitidas em política: serenidade, respeito, verdade.

Samakuva troca uns quantos votos por carros com mais de três anos, autêntica sucata. O líder da UNITA explica porquê: “muitos cidadãos pedem que seja revogado o decreto que impede a importação de viaturas com mais de três anos”. Angola tem um problema grave de segurança rodoviária. Milhares de angolanos morrem nas nossas estradas. Samakuva quer aumentar ainda mais as vítimas da estrada importando autêntica sucata.

Angola tem um problema grave de mobilidade nas grandes cidades. Há claramente excesso de viaturas para as ruas que temos. Samakuva quer meter em Angola carros a cair de podres que vão criar ainda mais engarrafam­entos.

Angola luta contra o “buraco” de ozono e toma medidas ambientais importante­s para sermos um país com energias e indústrias limpas. Samakuva quer inundar Angola de sucata fumegante, que vai lançar milhões de toneladas de gases mortíferos para a tmosfera.

Os “cidadãos” pedem sucata e Samakuva, para ganhar uns votos, autoriza a importação de sucata. Assim faz política o maior partido da oposição.

A CASA-CE apareceu agora. Aparenteme­nte é uma dissidênci­a da UNITA. Mas os métodos na campanha são os mesmos. Chivukuvuk­u leu o “Guia Prático do Quatro” da UNITA e conhece-o de cor e salteado. Samakuva aprendeu na mesma cartilha. Chivukuvuk­u diz que se a sua coligação ganhar “vamos fazer um governo em que quem vai governar são os angolanos”. Quem tem governado até agora são estrangeir­os? Ou angolanos são apenas os da nossa tribo e do nosso partido? Os políticos sérios devem ter cuidado com as mensagens divisionis­tas. Podem dar fogueiras muito graves.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola