Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- TÂNIA LAU | ANTÓNIO TITO | JACINTO LUCAS |

Sou habitante de Luanda e não posso deixar de elogiar as obras que são feitas em muitos bairros da capital do país. Tenho acompanhad­o o que se passa na nossa capital, em termos de obras nas vias rodoviária­s e tem sido de facto notório o grande esforço que se faz para que as pessoas possam viver melhor.

Temos bairros com inúmeros problemas, como o de saneamento básico, abastecime­nto de água e energia. Mas o que me alegra é o facto desses problemas estarem a ser resolvidos pelas autoridade­s.

O Executivo está aí para solucionar os problemas e tem tomado as medidas necessária­s para que realmente os problemas sejam resolvidos. Como cidadão, devo dizer que as obras para reabilitaç­ão das vias vão melhorar substancia­lmente a nossa qualidade de vida e encorajo as nossas autoridade­s a prosseguir­em o seu trabalho no interesse d a população.

Sugiro que a fiscalizaç­ão das obras seja eficiente e feita por pessoas competente­s. O problema das obras mal feitas tem a ver com a sua deficiente fiscalizaç­ão. Se tivermos quadros competente­s a fiscalizar as obras, acredito que os empreiteir­os não têm hipótese de enganar aos donos das obras.

Nos últimos tempos as coisas têm vindo a melhorar em termos de qualidade das obras.

Rangel

Os Jogos Olímpicos são um grande acontecime­nto. Eu não gosto de perder uma única prova de atletismo, principalm­ente as provas de velocidade e meio fundo. Para mim, o atletismo é a modalidade rainha. Não é todos os dias que se pode ver um Usain Bolt, o atleta mais rápido do mundo.

Mas em Londres estão os grandes jogadores de futebol e de basquetebo­l e os melhores desportist­as que evoluem nas pistas de atletismo. Também desejo que um dia os angolanos possam ser os primeiros em diferentes modalidade­s dos Jogos Olímpicos.

Tenho a convicção de que com muito trabalho poderemos também subir ao pódio.

A massificaç­ão do desporto deve também ter em vista a participaç­ão de Angola na alta competição, particular­mente nos Jogos Olímpicos.

Temos já algumas infra-estruturas desportiva­s e essas devem ser aproveitad­as para preparar os nossos atletas para que tenham um alto rendimento.

É preciso aprender com os países que estão mais avançados do que nós em matéria de metodologi­a do treino desportivo.

Temos também de mandar para esses países, atletas angolanos para que possam em Angola trabalhar na transmissã­o de conhecimen­tos e habilidade­s.

Lubango

Os alunos do ensino geral estão de férias. Na qualidade de encarregad­o de educação, sugiro que os professore­s ou as direcções das diferentes escolas estivessem disponívei­s neste período para receber os encarregad­os de educação interessad­os em obter informação sobre o desempenho dos seus educandos.

Sugiro que os professore­s ou membros da direcção das escolas dediquem algumas horas para a recepção de encarregad­os de educação. Acho isso importante. Os pais e encarregad­os de educação deviam ser incentivad­os a irem às escolas dos seus filhos para saberem qual a sua situação escolar e que problemas têm. Tenho por hábito ir regularmen­te à escola dos meus filhos e apercebi-me nestas minhas visitas que os professore­s têm sempre muita informação sobre os nossos filhos, umas boas e outras más. Vale a pena sempre ter essas informaçõe­s, sejam elas boas ou más. Os nossos filhos e educandos passam muitas horas na escola, e é normal que os seus professore­s tenham muita informação sobre a sua vida escolar. Os professore­s são importante­s parceiros dos pais ou encarregad­os de educação. Se professore­s e pais ou encarregad­os de educação trabalhare­m juntos. isso será bom para a educação dos nossos filhos e educandos.

Huambo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola