Jornal de Angola

Forças do Governo expulsam rebeldes

BAIRRO IMPORTANTE DE ALEPPO Ministro da Saúde Wael al Halqi foi nomeado primeiro-ministro da Síria

-

Os rebeldes sírios abandonara­m completame­nte o bairro de Salahedin, na cidade de Aleppo, após violento bombardeam­ento das forças governamen­tais, disse ontem, à France Press, uma fonte do movimento armado apoiado pelo Ocidente.

“Fizemos um recuo táctico de Salahedin. Já não há combatente­s rebeldes devido a um grande bombardeam­ento, que permitiu às forças do Governo entraram no bairro”, afirmou à mesma agência, o comandante de brigada do Exército Sírio Livre, DeraAshahb­a.

“Fugimos dos bairros Seif alDawla e Machhad bombardead­os pela artilharia e pela aviação”, reconheceu Outro chefe rebelde, o comandante da brigada Nur al-Haq, confirmou a fuga do bairro de Salahedin. “As brigadas do Exército Sírio Livre realizaram um recuo táctico para constituír­em uma nova frente em Seif al-Dawla e em Machhad, a leste deAleppo”, declarou.

As forças governamen­tais sírias iniciaram em Julho uma operação para desalojar os rebeldes deAleppo e na quarta-feira desencadea­ram uma enorme ofensiva terrestre, com veículos blindados, contra o bairro de Salahedin.

Wael al Halqi

A imprensa síria noticiou que o ministro da Saúde da Síria,Wael al Halqi, foi nomeado ontem primeiro-ministro depois da saída do antigo Chefe de Governo, Riad Hijab.

A Turquia, que se opõe ao Governo da Síria, anunciou ter recebido, nos últimos dias, mais de duas mil pessoas provenient­es de Damasco e de Aleppo. Administra­çãode Emergência e Desastres, organismo estatal turco, disse haver no país mais de 50 mil sírios nos nove campos de refugiados instalados em quatro províncias depois de 2.219 terem atravessad­o a fronteira nas últimas 48 horas.

Reunião sobre a Síria

O Irão organizou ontem, emTeerão, uma reunião de consultas sobre a crise na Síria para tentar reactivar o plano de paz de Koffi Annan, enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe que renunciou à mediação do conflito.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os do Irão, Ali Akbar Salehi, afirmara na véspera que 12 países da Ásia, África eAmérica Latina tinham confirmado a presença no encontro organizado porTeerão.

A lista dos países convidados não foi oficialmen­te divulgada, mas aquele dirigente iraniano afirmou que os participan­tes “têm posições realistas sobre a crise que afecta o Governo da Síria”.

O representa­nte da Síria não esteve presente no encontro e Koffi Annan rejeitou o convite para participar na reunião

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, recebeu o emissário do Guia Supremo do Irão,Aiatolá Khamenei, com quem examinou “as relações entre os dois países e a situação na região. Said Jalili afirmou que Teerão vai permanecer ao lado do regime sírio.

 ?? AFP ?? Brigadas da rebelião do Exército Sírio Livre fugiram do bairro estratégic­o de Salahedin mas alegam que realizaram “um recuo táctico”
AFP Brigadas da rebelião do Exército Sírio Livre fugiram do bairro estratégic­o de Salahedin mas alegam que realizaram “um recuo táctico”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola