Jornal de Angola

União Africana prepara um ataque a últimos bastiões do grupo shebab

MOGADÍSCIO Dirigente militar acredita que o conflito civil na Somália termina em breve

-

A Missão da União Africana na Somália (AMISOM) anunciou uma ofensiva iminente para expulsar os rebeldes shebabs que se encontram no sul do país e acrescento­u que o conflito armado que assola a Somália há mais de duas décadas pode terminar em breve.

Em visita às últimas posições tomadas pela força africana, a 50 quilómetro­s a leste de Mogadíscio, o subcomanda­nte do contingent­e ugandês da AMISOM afirmou que o próximo objectivo é a cidade de Marca, onde está parte dos líderes da Al Shabab.

“A tomada de Marca facilita a conquista de Kismayo. A cidade é o principal reduto dos radicais e é estratégic­a devido à importânci­a económica do seu porto”, referiu.

Kayanja Mohanga disse acreditar que o conflito armado que assola a Somália desde 1991 pode terminar em breve. “Até ao final do ano, toda a Somália pode estar sob controlo das tropas aliadas”, afirmou. O subcomanda­nte admitiu que a AMISOM pode assegurar, nas próximas duas semanas, o controlo de duas cidades de destaque, Marca e Barawe.

Segundo o oficial, o grupo Al Shabab conta com 300 homens em Marca, “contingent­e que a União Afri- cana pode combater com cerca de 850 soldados, veículos blindados e com o apoio do Exército do Governo Federal de Transição da Somália”. As tropas da Missão da União Africana na Somália, afirmou, tentam manter o controlo das zonas limítrofes através da estratégic­a cidade de Afgoye, antigo enclave islamita conquistad­o em Maio. Afgoye é uma cidade chave por ser uma zona muito fértil, em contraste com a aridez de outras áreas. A cidade liga Mogadíscio ao resto do país e a sua conquista represento­u a ruptura de uma via de comunicaçã­o crucial para os radicais islâmicos.

Além do conflito militar contra a rebelião do Al Shabab, a Somália finaliza um processo de transição política. O período de transição termina no dia 20, com a escolha do novo presidente.

 ?? AFP ?? Missão da União Africana na Somália está preparada para atacar os rebeldes shebabs
AFP Missão da União Africana na Somália está preparada para atacar os rebeldes shebabs

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola