Jornal de Angola

Eurogrupo admite saída da Grécia

ZONA EURO

-

O presidente do Eurogrupo (ministros das Finanças da União Europeia), Jean-Claude Juncker, acredita que uma saída da Grécia da Zona Euro seria “administrá­vel, mas não desejável”, em uma entrevista divulgada esta semana.

Uma saída da Grécia da Zona Euro “seria um processo administrá­vel nas condições actuais, mas é preciso acrescenta­r que não é uma saída desejável, porque ela acarretari­a riscos grandes, sobretudo para as pessoas mais humildes na Grécia”, declarou Jean-Claude Juncker à rede de televisão pública alemã WDR.

Indagado sobre se podia descartar categorica­mente essa possibilid­ade, Jean-Claude Juncker respondeu: “Em qualquer caso, não antes do Outono, e nem depois.”

Jean-Claude Juncker fez comentário­s fortes em relação à Alemanha, frequentem­ente criticada na Europa pela sua intransigê­ncia na gestão da crise da Zona Euro.

“Os alemães, muitos alemães”, assim como uma parte da imprensa alemã, “falam da Grécia como se fosse um povo que não pode ser respeitado. Não é este o caso”, acrescento­u Jean-Claude Juncker.

A Comissão Europeia (CE) reafirmou terça-feira que mantém a “ambiciosa” meta para a Grécia reduzir a sua dívida para 120 por cento do PIB até 2020 e negou que pretenda reduzi-la para 100 por cento, afirmou um porta-voz da instituiçã­o. “Nós mantemos a meta de 120 por cento”, assegurou o porta-voz da CE, Olivier Bailly, numa conferênci­a de imprensa em que se referia às condições que os principais credores da Grécia (UE, FMI e BCE) exigiram deste país em troca do segundo resgate de 130 mil milhões de euros.

A Standard and Poor's reduziu terça-feira a perspectiv­a da nota da dívida grega para negativa, dizendo que os desafios políticos que o país enfrenta poderiam levar a outro corte. A agência manteve a nota da Grécia em CCC, mas afirmou que existe a possibilid­ade de uma redução em virtude da trajectóri­a económica daquele país e dos atrasos na aplicação do programa de redução do défice, exigido pela União Europeia, pelo Banco Central Europeu e pelo FMI como contrapart­ida à ajuda financeira que proporcion­aram ao Governo de Atenas.

 ?? AFP ?? Presidente do Eurogrupo em conversa com um membro do Governo da Grécia
AFP Presidente do Eurogrupo em conversa com um membro do Governo da Grécia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola