Jornal de Angola

Licenças de exploração artesanal são atribuídas pelas autoridade­s

DIAMANTES NA LUNDA-NORTE Beneficiár­ios prometeram pagar impostos e empregar trabalhado­res

- ISIDORO SAMUTULA |

Dundo

O governo provincial da LundaNorte concedeu esta semana licenças de exploração artesanal de diamantes a 154 garimpeiro­s da localidade de Nzagi, Cambulo.

As pessoas contemplad­as fazem parte de um grupo que se candidatou à exploração artesanal de diamantes. As restantes aguardam pela fase seguinte de concessões de licenças, no quadro do programa do Executivo de combate ao garimpo ilegal.

Os beneficiár­ios compromete­mse a criar empresas que, além de pagarem encargos fiscais, empreguem cinco pessoas devidament­e credenciad­as para a exploração numa área de um hectare das concessões da empresa Chitotolo.

As primeiras áreas para a exploração artesanal, concedidas pela Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA), situam-se nos rios Luxilo e Icungula.

Os beneficiár­ios também se compromete­ram a utilizar meios artesanais, como pás, picaretas, redes de lavagem de cascalho, cordas e baldes. Os diamantes explorados são vendidos à SODIAM, empresa credenciad­a pela ENDIAMA.

Combate ao desemprego

No acto de concessão das licenças, o governador provincial recordou que está a ser cumprido o programa de atribuição de licenças para a exploração artesanal de diamantes para a riqueza do subsolo angolano beneficiar o povo. Ernesto Muangala referiu que a medida é uma forma de combater o desemprego e pediu aos beneficiár­ios que criem mais postos de trabalho.

O Executivo, afirmou, conta com a iniciativa privada para combater a pobreza. O governador pediu aos requerente­s que adoptem atitudes empreended­oras para contribuír­em para o desenvolvi­mento da LundaNorte e participar­em na economia do país.

Domingas Munze, uma das beneficiár­ias, salientou a importânci­a dos processos de formação de capital pelos cidadãos decorrerem de forma ordeira, como aconteceu com a atribuição de licenças de exploração. “É uma boa medida do Executivo, pois agora podemos explorar diamantes de forma organizada e controlada”, disse.

A ENDIANA anunciou que existem, no município do Cambulo, mais 244 processos para atribuição de licenças e 130 à espera do parecer da direcção da Geologia e Minas.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Licenças concedidas visam reduzir o garimpo ilegal e aumentar os níveis de tributação e emprego formal no sector diamantífe­ro
DOMBELE BERNARDO Licenças concedidas visam reduzir o garimpo ilegal e aumentar os níveis de tributação e emprego formal no sector diamantífe­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola