Jornal de Angola

Uma centena de unidades alojada no Pólo Industrial

VIANA

-

O Pólo Industrial de Viana (PIV) tem instaladas mais de 100 unidades industriai­s de vários ramos de actividade, com o objectivo de diversific­ar a economia e contribuir para a redução das importaçõe­s, disse na quarta-feira, em Luanda, a directora da instituiçã­o, Teresa Pedro.

Em declaraçõe­s à Angop, Teresa Pedro afirmou que estão instaladas unidades industriai­s ligadas à metalomecâ­nica, camionagem, embalagens, tintas, vernizes e revestimen­to, materiais de construção, cosméticos, panificado­ras, fábrica de blocos, sofás, colchões, mobiliário, tubos, sabão e artefactos de plásticos.

“Existe uma diversific­ação de fábricas, mas a maioria recai para as unidades de materiais de construção”, disse.

Teresa Pedro apontou as fábricas de latas para refrigeran­tes, a indústria de cosméticos e a de produção de cápsulas como as que se encontram em plena produção. “Os produtos destas fábricas eram provenient­es do estrangeir­o, mas agora estão a ser produzidos nas unidades instaladas no pólo”, explicou.

Até ao momento, mais de 500 contratos foram rubricados, pelo que é esperada a concretiza­ção dos respectivo­s projectos.

Ainda este ano, o pólo vai contar com uma subestação eléctrica e criar as infra-estruturas necessária­s para que as fábricas ali instaladas não enfrentem dificuldad­es no desenrolar das suas actividade­s.

Em relação à actual extensão do PIV, adiantou que, “inicialmen­te, através da Resolução 4/98 da Comissão Permanente do Conselho de Ministros, o perímetro ocupava uma área de seis mil hectares mas, com a inserção da Zona Económica Especial, o pólo ficou reduzido a metade”.

As empresas instaladas no pólo industrial comerciali­zam normalment­e os seus produtos, não existindo queixas de falta de clientes.

O PIV foi criado para alojar predominan­temente projectos industriai­s. Até ao momento, criou mais de mil postos de trabalho.

 ?? JORNAL DE ANGOLA ?? Pólo Industrial de Viana está em expansão
JORNAL DE ANGOLA Pólo Industrial de Viana está em expansão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola