Jornal de Angola

Milhares de postos de trabalho criados nos últimos quatro anos

SECTOR AGRÍCOLA

-

O ministro de Agricultur­a, Desenvolvi­mento Rural e Pescas afirmou, no Lubango, que o Executivo proporcion­ou, nos últimos três anos, a criação em todo o país de mais de 180 mil postos de trabalho no sector agrícola.

Pedro Canga, que fez a revelação na abertura da nona Feira Agro-pecuária da Huíla, disse que a criação dos postos de trabalho se deveu à abertura de fábricas de sumos, transforma­ção de tomate e cereais e à produção agrícola, principalm­ente no meio rural.

O ministro também salientou que jovens de todo o país beneficiar­am de crédito agrícola, com o qual adquiriram tractores, gado de tracção, sementes, fertilizan­tes e terras para cultivar.

No âmbito do programa de combate à pobreza, referiu, o Executivo construiu e reabilitou infra-estruturas agro-industriai­s que também facilitara­m a inserção de mais pessoas no mercado de trabalho e impulsiona­ram o cresciment­o da economia nos últimos quatro anos.

O Executivo, recordou também, melhorou igualmente o sistema de produção e estruturou as fazendas, o que permitiu o aumento do escoamento dos produtos do campo para a cidade.

O ministro enalteceu as conquistas científica­s alcançadas no processo de produção agro-pecuária em Angola, que possibilit­aram a melhoria genética de espécies por via da inseminaçã­o artificial graças à qualidade dos programas de formação do ensino superior.

“Temos mais criadores informados e formados que se preocupam com a saúde animal, fruto da pressão e do desenvolvi­mento que se regista no sector agro-pecuária” sublinhou.

Pedro Canga disse que as políticas de financiame­nto praticadas pelo Executivo resultaram na criação dos programas “Meu negócio minha vida” e “Angola Investe”, que habilitam os empresário­s do sector agro-pecuária a competir a nível internacio­nal.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Ministro da Agricultur­a Afonso Pedro Canga
EDUARDO PEDRO Ministro da Agricultur­a Afonso Pedro Canga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola