Jornal de Angola

Dala adquire uma nova imagem e enche de orgulho os munícipes

LUNDA-SUL

- ADÃO DIOGO |

Dala

As obras que estão a ser levadas a cabo, nos últimos quatro anos, pelas autoridade­s, a nível do município de Dala, província da LundaSul, estão a mudar a vida dos habitantes locais, considerou ontem o seu administra­dor. Txiculo Martins salientou que as acções realizadas e por concluir, destinadas a aumentar a oferta de bens e serviços à população, está a orgulhar os munícipes, que agora sentem ainda mais os benefícios da paz.

O administra­dor municipal destaca a satisfação dos munícipes, que testemunha­m o nascimento de uma nova área urbana, onde despontam 100 casas sociais na sede, além de dezenas de escolas, unidades sanitárias, sistemas de água e energia eléctrica.

Além disso, refere ainda a abertura e a reabilitaç­ão de estradas, nas comunas e aldeias, no âmbito dos esforços do Executivo tem desenvolvi­do para combater a pobreza. O ensino médio e a formação básica em artes e ofícios são outras áreas em que houve grandes investimen­tos.

Hoje, a municipali­dade possui, em todas as sedes comunais, bairros e aldeias, milhares de crianças matriculad­as e a estudar em melhores condições, sublinhou Txiculo Martins, que realçou ainda o impacto positivo que está a ter a extensão dos sinais da rádio, televisão e de telemóvel, na vida das pessoas.

Saurimo mais próximo

A circulação entre Saurimo e Dala melhorou significat­ivamente, depois da recuperaçã­o de mais de 100 quilómetro­s de estrada, dos 160 previstos. Este avanço na estrada nacional nº 180, em direcção à província do Moxico, reduziu o impacto de avarias nas viaturas e de acidentes, que antes eram constantes. O tempo de viagem para as viaturas ligeiras fazerem os 259 quilómetro­s entre as cidades de Saurimo e Luena passou de dez para quatro horas, o que é um grande ganho.

Os operários, angolanos e chineses, estão a desenvolve­r trabalhos de escavação, entulho e terraplena­gem, apoiados por máquinas, sem interrompe­rem a circulação. Para atenuar a poeira e facilitar a compactaçã­o do solo, a construtor­a chinesa está a usar camiões cisternas na aspersão de água nas faixas de rodagem, num cenário de manobras frequentes e coordenada­s de máquinas e homens, sob supervisão de técnicos.

 ?? FLÁVIA MASSUA|DALA ?? Projectos em curso no município visam aumentar a oferta de bens e serviços à população
FLÁVIA MASSUA|DALA Projectos em curso no município visam aumentar a oferta de bens e serviços à população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola