Jornal de Angola

Ensino do fiote alvo de seminário para professore­s

LÍNGUA NACIONAL

-

A secretária provincial de Cabinda da Educação, Ciência e Tecnologia, Berta Marciano, considerou na quarta-feira, nesta cidade, que a introdução da língua nacional fiote no sistema de ensino vai estimular a identidade cultural e preservar os usos e costumes do povo angolano.

Em declaraçõe­s à Anglo, a propósito do seminário sobre a língua nacional dirigido a professore­s e jornalista­s, que decorre desde segunda-feira e vai até ao dia 17, salientou que o ensino das línguas nacionais vai ainda permitir a passagem de testemunho de geração para geração.

A acção formativa tem por objectivo dotar os participan­tes de competênci­as que lhes permitam traduzir, escrever, falar e melhorar a comunicaçã­o nesta língua. A formação conta com 50 participan­tes, entre professore­s e jornalista­s dos programas de língua nacional fiote, da emissora provincial de Cabinda da Rádio Nacional de Angola (RNA) e do centro de produção da Televisão Pública de Angola (TPA). Estão a ser transmitid­as questões de fonética, fonologia e pronúncia, com exercícios teóricos e práticos.

A segunda fase do seminário vai incidir na formação de professore­s, sobretudo do ensino primário, com metodologi­as e técnicas didácticas, para o processo de ensino e aprendizag­em da língua fiote.

Promovido pelos institutos Nacional de Investigaç­ão e Desenvolvi­mento da Educação e de Línguas Nacionais, o seminário tem encerramen­to marcado para 17 do mês em curso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola