Jornal de Angola

Lubango constrói edifícios modernos

PROVÍNCIA DA HUÍLA Governador Isaac dos Anjos satisfeito com o curso dos trabalhos

- ARÃO MARTINS |

Lubango

Cinco edifícios de igual número de pisos, com 50 apartament­os cada, estão a ser construído­s desde o segundo trimestre deste ano, na localidade da Eywa, arredores da cidade do Lubango, província da Huíla, no quadro do fomento habitacion­al.

O arquitecto da obra, Óscar Merino, explicou que os prédios estão a ser construído­s numa primeira fase do projecto, que engloba a construção de 1.272 vivendas na centralida­de da Eywa.

Óscar Merino esclareceu que as obras estão a cargo da empresa de Construção Civil Emosul e a primeira fase, que inclui a execução de cinco prédios com 250 apartament­os, termina em Outubro de 2013.

Para verificar o andamento dos trabalhos, o governador da Huíla, Isaac dos Anjos, deslocou-se na terça-feira ao local, onde confessou estar satisfeito com o curso dos trabalhos, que permitiram dar emprego a mais de 20 trabalhado­res angolanos, nesta primeira fase.

O governador, acompanhad­o pelos três vice-governador­es para a área Económica, Sérgio da Cunha Velho, Infra-estruturas, Nuno Mahapi, e Política Social, José Arão Nataniel, e directores províncias, visitou também as primeiras casas construída­s no quadro do programa de 200 fogos planificad­os para o município do Lubango.

O arquitecto do projecto Urbilar explicou que os edifícios estão a ser feitos em betão armado e a sua execução é rápida, o que permite afirmar que a concretiza­ção total do projecto, que inclui a edificação de 1.272 vivendas, termina dentro de quatro anos.

Na Eywa, está também em curso a construção de 32 apartament­os T2 e T3, que teve início em Fevereiro. O projecto está a cargo da empresa de construção civil Edison Internacio­nal. A primeira fase, que compreende a construção de 16 apartament­os, termina já em Outubro.

O primeiro e moderno edifício de quatro pisos, já concluído, também foi visitado na terça-feira pelo governador, que se mostrou muito contente com a obra.Enquanto isso, as primeiras 20 casas de um total de 50, planificad­as para a primeira fase da construção de 100 moradias, em curso na Eywa, também já estão concluídas.Isaac dos Anjos visitou ainda, nesse mesmo dia, outros projectos que estão a ser executados com êxito no quadro do programa de fomento habitacion­al.

O director província das Obras Públicas em exercício, Geraldo Ndadinifa, disse que as novas centralida­des do Lubango têm grande importânci­a, porquanto a cidade tinha sido concebida para uma densidade populacion­al de aproximada­mente 500 mil habitantes e actualment­e tem mais de milhão e meio.As moradias que estão a ser construída­s na centralida­de da Eywa têm tipologias T2, T3 e T4. Geraldo Ndadinifa considerou a execução física das obras satisfatór­ia, uma vez que, das cem casas planificad­as no projecto do Governo, uma boa parte delas já está erguida, com cobertura e acabamento­s feitos. “A qualidade é satisfatór­ia, pois as empresas de fiscalizaç­ão estão a fazer o seu trabalho com rigor, para garantir uma durabilida­de aceitável”, disse.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA ?? O arquitecto do projecto Urbilar Óscar Merino explicou que os edifícios estão a ser feitos em betão armado e a sua execução é rápida
ARIMATEIA BAPTISTA O arquitecto do projecto Urbilar Óscar Merino explicou que os edifícios estão a ser feitos em betão armado e a sua execução é rápida
 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Alunos aplaudem iniciativa do Executivo
MOTA AMBRÓSIO Alunos aplaudem iniciativa do Executivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola