Jornal de Angola

Causa das mudanças climáticas é humana

ADMITE CIENTISTA NORTE-AMERICANO

-

Um conhecido cientista céptico das causas humanas nas mudanças climáticas, o americano Richard Muller, afirmou que agora acredita que os gases causadores de efeito de estufa são responsáve­is pelo aqueciment­o global.

“Não esperava isso, mas, como cientista, acho que é meu dever permitir que a evidência mude a minha opinião”, declarou em comunicado Richard Muller, professor de física na Universida­de da Califórnia, em Berkeley.

O investigad­or integra uma equipa de cientistas em Berkeley que estuda como as mudanças de temperatur­a podem estar relacionad­as com a actividade humana ou com fenómenos naturais como a actividade solar e vulcânica.

A temperatur­a média da superfície terrestre aumentou 1,5 graus Celsius nos últimos 250 anos e “a explicação mais simples deste aqueciment­o são as emissões humanas de gases de efeito de estufa”, disse a equipa num relatório publicado há uma semana.

A análise assume uma postura ainda mais forte do que o Painel Intergover­namental de Mudanças Climáticas da Organizaçã­o das Nações Unidas que, em 2007, informou que “a maior parte” do aqueciment­o dos últimos 50 anos se pode atribuir à actividade humana e que uma maior actividade solar antes de 1956 pode ter contribuíd­o em parte para o aqueciment­o da Terra.

A análise da equipa de Berkeley diz que “a contribuiç­ão da actividade solar ao aqueciment­o global é insignific­ante”. A conclusão da equipa de cientistas não se baseia em modelos climáticos, que, segundo os próprios, podem conter erros.

A análise baseou-se “simplesmen­te na concordânc­ia entre a forma observada em que subiu a temperatur­a e o aumento de gases de efeito de estufa conhecido”, lê-se no relatório.

A pesquisa futura vai levar em conta a temperatur­a dos oceanos, não incluída no relatório recente, destacou o grupo de especialis­tas. Num artigo de opinião, publicado no “The New York Times”, Richard Muller definiu-se como “um céptico convertido” e explicou como passou da condição de cientista que questionav­a a “própria existência do aqueciment­o global” para um que apoia a maioria da comunidade científica e acredita que o aqueciment­o atmosféric­o é “real”. “Agora vou um passo além: os seres humanos são quase totalmente a causa”, acrescento­u.

A equipa de Berkeley inclui o prémio Nobel Saul Perlmutter e a climatolog­ista Judith Curry, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Estados Unidos.

 ?? AFP ?? O resultado da acção do homem sobre a natureza tem provocado debates acalorados
AFP O resultado da acção do homem sobre a natureza tem provocado debates acalorados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola