Jornal de Angola

Executivo abre diálogo com a juventude

ENCONTRO NACIONAL Job Capapinha pede aos jovens mais atenção pelas conquistas obtidas

- MANUELA GOMES |

O vice-ministro da Juventude e Desportos, Job Pedro Castelo Capapinha, disse ontem, em Luanda, que é preciso os jovens terem a informação real sobre os ganhos e a actual situação do país.

Job Pedro Capapinha falava à imprensa na apresentaç­ão do Encontro Nacional da Juventude, que se realiza amanhã, no complexo turístico de Belas.

O Ministério da Juventude e Desportos desenvolve­u em todo país acções de dinamizaçã­o e ampliação para o diálogo permanente com os jovens.

“A juventude sempre esteve com o povo angolano nos momentos mais difíceis que o país conheceu. Com paz, o momento agora é desenvolve­r o país, por isso contamos sempre com o apoio dos jovens”, disse Job Capapinha.

Os participan­tes na conferênci­a vão conhecer os ganhos de Angola nos sectores da Economia, Emprego e Administra­ção Pública. O vice-ministro revelou que, o seu ministério criou o Plano Executivo de Apoio à Juventude, a realização de “Comboios da Juventude”, que visam levar a juventude angolana a viajar pelo país.

Relativame­nte à inserção da juventude na vida activa, Job Capapinha disse que estão a ser criadas cada vez mais oportunida­des da inserção dos jovens nos projectos de desenvolvi­mento.

O problema da habitação é tratado pelo Executivo de uma forma que beneficia a juventude. Também existe prioridade de contrataçã­o de mãode-obra dos jovens nos programas de construção civil e de relançamen­to da economia nacional. “O Executivo está a criar condições aos jovens, dando terrenos e infraestru­turas, através do programa de construção auto dirigida, para que todos tenham a casa dos seus sonhos”, disse Job Capapinha.

O vice-ministro da Juventude apelou aos jovens para terem um comportame­nto cívico e responsáve­l. O Encontro Nacional da Juventude vai decorrer sob o lema “Juventude Informada Futuro Garantido” e estão agendados dois temas: “os ganhos para o país em dez anos de paz”, e o “programa do Executivo para a inserção da juventude na vida activa”.

Durante o encontro Nacional da Juventude vai ser também discutido e aprovada a declaração de compromiss­o da juventude, denominada “Por eleições justas e pacíficas”.

O director nacional da Juventude, Cardoso José, revelou ao Jornal de Angola que o Ministério da Juventude e Desporto prevê reunir no encontro 1.500 jovens oriundos das 18 provinciai­s de Angola.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA ?? Vice-ministro da Juventude e Desportos reconheceu que a juventude sempre esteve com o povo angolano nos momentos mais difíceis
DOMINGOS CADÊNCIA Vice-ministro da Juventude e Desportos reconheceu que a juventude sempre esteve com o povo angolano nos momentos mais difíceis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola