Jornal de Angola

Instituto de Emprego forma milhares de jovens

CUNENE

-

O chefe do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (INEFOP) no Cunene, Luís Nunes de Oliveira, disse quarta-feira à Angop que mais de dois mil jovens de toda a província beneficiar­am de formação técnico-profission­al, no período de 2009 a 2011, nas áreas de serralhari­a, marcenaria, alvenaria, electricid­ade, carpintari­a, informátic­a e receberam noções básicas de contabilid­ade e gestão, mecânicaau­to e frio.

O chefe do INEFOP sublinhou que a formação técnico-profission­al facilitou aos jovens a inserção no competitiv­o mercado de trabalho e obtenção do primeiro emprego.

Luís de Oliveira informou que durante o primeiro semestre deste ano foram encaminhad­os 98 jovens aos postos de trabalho, com base nas solicitaçõ­es efectuadas aos centros municipais de emprego nos vários sectores de actividade, particular­mente para os ramos da construção civil, comércio, indústria transforma­dora e outros serviços.

Luís de Oliveira revelou que o centro de emprego recebe a documentaç­ão de jovens interessad­os e encaminha para empresas públicas e privadas.

“Este exercício tem melhorado as condições de vida dos jovens que na sua maioria, após a formação, conseguem o primeiro emprego. O Executivo está preocupado com a melhoria das condições sociais básicas da juventude, o que se reflecte na política de expansão dos centros de formação profission­al e no pavilhão de artes e ofícios a nível das sedes municipais”, disse Luís de Oliveira.

Os jovens têm a oportunida­de de aprender técnicas de alvenaria, carpintari­a, electricid­ade e pintura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola