Jornal de Angola

Música cada vez mais igual

-

Nos últimos 55 anos, as canções tendem a ser cada vez mais uniformes. Recorre-se às mesmas notas, instrument­os e timbres, inova-se e arrisca-se menos quando o assunto é música.

Estas são as conclusões de uma investigaç­ão espanhola do Conselho Superior de Investigaç­ão (CSIC).

Um vídeo que se tornou viral no YouTube, quando foi publicado em 2010 pelo trio cómico Axis of Awesome, mostra que, com apenas quatro acordes, se pode tocar metade da história do rock. Desde Beatles a Red Hot Chili Peppers, de U2 a Eagle Eye Cherry, tudo é feito com as mesmas sonoridade­s. Agora, a investigaç­ão do espanhol CSIC, dirigida por Joan Serrá do Instituto de Investigaç­ão de Inteligênc­ia Artificial, vem atribuir mais seriedade ao assunto que atraiu milhares na Internet.

Os investigad­ores analisaram 461.111 temas de géneros musicais distintos nos últimos 55 anos e concluíram que a música moderna é mais repetitiva e monótona no que respeita a timbres, notas e instrument­os do que a que se fazia até meados da década de 50 do século XX. Foram incluídas canções de rock, pop, hip hop, metal e electrónic­a, editadas entre 1955 e 2010, que constavam de uma base de dados da Universida­de de Columbia, em Nova Iorque. O estudo foi publicado, no mês passado, na revista britânica “Scientific Reports”. Os investigad­ores olharam para as canções como se fossem textos e decompuser­am-nas em vários parâmetros, concluindo que as transições entre grupos de notas têm vindo a diminuir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola